Rua Marilia, 40 | São Paulo - BRA
+ 55 11 98300-6511

3 insights ao usar mídias sociais para inbound marketing

Presença online já não é mais um diferencial para as empresas. Com a evolução do processo de compra, os consumidores pesquisam muito e vão atrás de informações sobre aquilo que desejam adquirir antes de efetuar  a compra. E se posicionar frente a essas buscas, é fundamental para quem quer ser reconhecido no mundo digital.

Por isso, aplicar o marketing digital para o seu negócio vai muito além de ter apenas um perfil nas mídias sociais: é necessário alimentá-lo de informação e gerenciá-lo.

 

Diante desse contexto, a principal dúvida é: Como fazer isso? A seguir apresentamos 3 dicas para trabalhar com mídias sociais e, consequentemente, obter resultados consistentes com esse canal.

 

  1. Entenda o conceito de inbound marketing para o seu negócio

 

Gerar informação relevante para atração de usuários, ter iscas para tornar esses usuários conhecidos, e se relacionar com eles, é o principio do Inbound Marketing, e uma estratégia fundamental para ver resultados no marketing digital, aliado às mídias sociais, como Facebook e Linkedin, por exemplo.

 

Como o esquema acima mostra, no marketing digital o primeiro passo é Atrair visitantes para o seu site. Mas, muitos desses visitantes talvez não estejam no momento de comprar e para aproveitarmos esse tráfego, podemos, de alguma forma, ter alguma oferta isca para Converter em Leads. Depois disso,  podemos nos Relacionar, e nutri-los com informações para amadurê-los para o momento de compra, até o momento de Vender efetivamente.

 

É principalmente neste ponto de Atrair atenção para o seu negócio que as mídias sociais são tão importantes para o Inbound Marketing, pois trata-se de canais abertos e de grande tráfego, em que pessoas também consomem informação de forma  descontraída e orgânica, o que facilita atingi-las.

 

Mas não dá pra esquecer que o relacionamento que você tem com seus usuários também é uma forma de atração. Afinal, nas mídias sociais os usuários tem liberdade para dar sua opinião  e se tiverem alguma reclamação ou sugestão têm o poder de impactar muitas pessoas, e é fundamental você ouvir e se posicionar frente as críticas mostrando o poder do seu relacionamento.

 

Tente pensar qual o tipo de informação que você pode gerar, relacionado ao seu negócio, para Atrair esses visitantes. E para esses visitantes, que tipo de isca que ele veja valor você pode oferecer para convertê-lo em lead? Se de repente, você está confuso, inicie o planejamento do seu processo de inbound com o passo a seguir:

 

  1. Analise o usuário que você quer atingir

 

Antes de tudo reflita quem é o público alvo do seu negócio e quem você quer atingir. Indo um pouco mais fundo nisso, tente entender de forma mais concreta quem são as Personas do seu negócio, ou seja, pessoas com perfis e características típicas que estão dentro do seu público alvo, e identifique suas necessidades e desafios.

 

De forma prática: pense no perfil ideal de cliente que você deseja atrair, e em suas características principais, seus objetivos e interesses profissionais, e os desafios que enfrentam para alcançá-los. Você pode começar utilizando uma ferramenta como o Gerador de Personas, ou até mesmo uma planilha em Excel se achar mais fácil.

 

É com base nisso que você poderá gerar informação para atraí-las para o seu negócio e entender como se relacionar com elas, baseado no que realmente é de interesse deles. Ou seja, você irá comunicar o que realmente eles precisam e querem ouvir.

 

  1. Crie conexão com seu público

 

Sabendo como é a sua persona, adapte sua linguagem e informação. Busque saber qual a necessidade delas, e conecte-a com o que você está oferecendo. Assim, irá chamar a atenção para o que realmente é de interesse, e esse é o ponto para engajá-los.

 

Para ilustrar isso, imagine que você é uma empresa de viagens, com um dos segmentos focados em um público jovem que está viajando pela primeira vez para um outro país. Será que a persona que você deseja atrair irá se interessar por um conteúdo de “Roteiros do turismo para casais”? Será que é esta a necessidade dela?

 

Muito provavelmente,  um conteúdo “Como se planejar para a sua primeira viagem” estará mais focado com o que realmente ela está enfrentando, e a fará engajar muito mais com o seu negócio.

 

Ao gerar esse engajamento, você terá um melhor retorno no momento que lançar uma oferta isca para converter esses visitantes em leads. E lembre-se de ser objetivo e atrativo, para não dispor de conteúdos extensos nas redes sociais, e ao mesmo tempo use elementos visuais para captar essa atenção da sua persona.

 

Resumindo:

Analise o seu negócio, o público que quer atingir, e adapte-se a eles. É dessa forma que você poderá extrair real valor das mídias sociais,  transformando-as em resultados efetivos para o seu negócio, muito além de curtidas e seguidores.

 

 

Cristine Andressa Sbardellotto Basso
Implementation Success Manager na Resultados Digitais

Leave a comment