Marketing Digital: ciência humana exata?

strategy-791200_1920

O profissional que quer atuar na área de marketing digital precisa estar ciente de um fato crucial: o marketing, hoje, é cada vez mais exatas – que precisa da parte humana.

Se você quer entrar para o marketing digital porque quer fugir das exatas, pode dar meia volta: o profissional diariamente precisa analisar e criar métricas, checar números e análises de dados de usuários.

Quando se analisa dados, o profissional consegue vislumbrar com mais facilidade quais caminhos seguir para atingir os objetivos de marketing. Exemplo?

Para criar uma campanha eficiente de Google Adwords, por exemplo, é importante o profissional olhar as métricas do Google Analytics:

  • número de acessos da página de destino (ou landing pages);
  • quantos clique determinada palavra-chave tem para o seu anúncio, usando a ferramenta de planejamento de palavras-chave do Adwords.

Ou seja, para criar um pequeno anúncio de texto, o profissional deve observar atentamente os números que lhe orientem em sua campanha.

Vamos dar outro exemplo: quero fazer uma estratégia de marketing digital para minha marca. Três dicas que podem te ajudar a orientar o caminho:

Website_Traffic___Mobile_App_Analytics___SimilarWeb_and_SkypeSimilar Web: mostra o número de acessos ao site da concorrência ou benchmarkings. Quais sites são mais acessados? Que tipo de produto/serviço vendem? Será que o seu benchmarking, por exemplo, nem é um site tão acessado assim?

Klout___Be_Known_For_What_You_Love

Klout: apresenta o nível de popularidade de determinada marca ou usuário. Com isso, você consegue determinar se aquele blogueiro é, de fato, influente.

Mixpanel___Mobile_Analytics

Mixpanel: mede as ações do usuário dentro do seu site. A ferramenta é incrível, mas exige um pouco mais de conhecimento de métricas e inbound marketing, como funil de vendas, teste A/B, entre outros.

Interessou? A dica é acessar os três sites, na ordem mesmo, para aquecer os neurônios e voltar com diversas estratégias certeiras de marketing digital!

Leave a comment