O Youtube é a nova TV?

YouTube-TV-1

 

Não faltam pessoas insatisfeitas com os programas de TV. Ah! E nem é só da TV aberta que se reclama. Os canais por assinatura também estão na mira. Parece que as novas gerações tem menos afinidade com essa mídia. Por que será?

Tem amigo que fala: esses programas são muito repetitivos! Nunca consigo encontrar algo que atraia minha atenção.

Outro reclama: Justamente o programa que eu gosto passa bem na hora do meu curso. Se eu perder, não consigo mais assistir depois.

Em outras palavras, são duas reclamações principais:

  • as pessoas querem mais conteúdos e, principalmente, que sejam nichados de acordo com os interesses específicos delas.
  • as pessoas querem assistir os materiais na hora que for mais adequado conforme a agenda delas.

 

Seria então o YouTube a solução para todos esses problemas?

Em parte sim! Há muitos canais muito bem produzidos nessa mídia social. Há algum tempo que os vídeos disponibilizados no YouTube deixaram de ser apenas aqueles feitos com câmeras amadoras, feitos apenas para registrar um fato engraçado do cotidiano.

São vários os exemplos de canais que têm uma produção à altura dos melhores programas da TV. Seja na utilização de equipamentos super profissionais, como também quanto à equipe de suporte para a produção (roteiro, direção, etc).

O conteúdo desses vídeos atende exatamente o que o público fiel espera:

  • Sempre há disponibilização de conteúdo novo;
  • Respeito ao tipo de assunto e/ou interesses do perfil do público do canal.
  • Interação com o público que assiste;

Dentre os temas que mais fazem sucesso são: videogames, lifestyle, culinária, moda e beleza. Na maior parte dos grandes canais, há uma pessoa que centraliza a “apresentação”, tornando-se uma web celebridade em seu nicho. O poder de influência dessas pessoas chega próximo a de celebridades de TV e, certos casos, supera esses artistas.

Claro que não é por que o YouTube vem crescendo vertiginosamente que a TV irá desaparecer. Já sabemos que na história que o surgimento de uma nova mídia não fez com que outra suma do mapa. Os canais de TV vão sendo obrigados a se reinventar. Um exemplo disso é que muitos levaram para a programação televisiva celebridades que surgiram na Web.

E você, já pensou em ter seu próprio canal no Youtube?

Leave a comment