Como encontrar os melhores blogueiros e influenciadores

Blogging

Uma questão que me intriga no marketing digital é o momento em que procuramos influenciadores de determinada área. Qual o procedimento correto para encontrá-los? Alguns procedimentos comuns:

  1. Perguntar para conhecidos da área
  2. Buscar no Google
  3. Software para encontrá-los

Como sou adepta de ferramentas para agilizar minha vida, hoje vamos falar de alguns softwares que podem te ajudar a encontrar influenciadores de maneira mais fácil:

Klout

Klout___Be_Known_For_What_You_Love
Mostra o ranking dos influenciadores – você também pode ver seu Klout Score 🙂

Social Brunch

Plataforma de influenciadores focada no mercado brasileiro. Usa o índice Klout para mostrar a influência do usuário.
Plataforma de influenciadores focada no mercado brasileiro. Usa o índice Klout para mostrar a influência do usuário.

Jamballa

Plataforma com blogueiros influenciadores. A maioria é em inglês.
Plataforma com blogueiros influenciadores. A maioria é em inglês.

The Blogger Programme

Login_Page___The_Blogger_Programme
Plataforma de blogueiros influenciadores se conectando com agências. A maioria é em inglês.

O que eu faço com isso? 

Mesmo com tais ferramentas, pelo que pesquisei com outras agências, por ora a melhor estratégia ainda é a boa e velha indicação. Porque o Google frequentemente peca em uma busca apurada por um assunto específico.

Das ferramentas apresentadas, a mais conhecida no Brasil é o Klout, que é excelente para conteúdos em inglês. Contudo, em português, não é tão simples encontrar influenciadores.

Vamos lá: afinal, o que é um influenciador? Há influenciadores digitais que são excelentes no Twitter, mas que possuem poucos seguidores ou curtidas no Facebook. Isso não é regra, porém, é relativamente comum. Vide as blogueiras fitness, que são bem fortes no Instagram e mais fracas em outras redes.

Dica: quando for pensar em um influenciador alvo para uma campanha, tente cruzar suas métricas nas mídias sociais, blog, site. A inteligência na escolha do influenciador na sua área depende tanto de suas métricas nas mídias sociais, como o posicionamento que você quer passar e se o influenciador possui alinhamento com sua estratégia.

 

Related Posts

Leave a comment