Rua Marilia, 40 | São Paulo - BRA
+ 55 11 98300-6511

Como tornar seus Tweets mais efetivos?

Reading Time: 4 minutes

Ao falarmos em redes sociais, logo lembramos das mais famosas e utilizadas atualmente: Facebook, Twitter, Instagram e Youtube. São populares pelo seu grande número de usuários e diferentes formas de comunicação, que as tornam um cenário atraente para que marcas consigam divulgar seus produtos e serviços de diversas maneiras. Dentre essas redes, uma que vem se destacando cada vez mais por seu uso e capacidade de divulgar informações em tempo real é o Twitter, do qual vamos falar mais a fundo.

O Twitter, rede social do pássaro azul e das frases em até 140 caracteres, vem nos últimos meses sendo considerada como uma “segunda tela“. Com sua utilização por canais e programas de TV ao redor do mundo, a rede social permite que usuários comentem, interajam e realizem a cobertura dos programas e eventos exibidos em tempo real, a partir da utilização de uma hashtag. Em muitos casos, usuários acompanham os programas pela rede ao invés de assistirem a transmissão original, e em outros a cobertura digital acaba atraindo mais pessoas para verem o programa, aumentando sua audiência e tornando a rede um grande atrativo para os anunciantes.

Um dos fatores que colabora com essa transformação do Twitter em segunda tela, além da possibilidade da interação imediata, é o crescimento do uso de redes sociais nas tecnologias móveis, em especial os smartphones. De acordo com um relatório global realizado pelo We Are Social em parceria com o Hootsuite, 50% de todo o tráfego realizado na internet é feito por meio de celulares, enquanto que computadores e laptops ficam com 45%.

A utilização dos smartphones para esse tipo de atividade aponta para algo crucial: a possibilidade de se postar a qualquer momento e em qualquer lugar. No entanto, também traz um novo desafio para os interessados em divulgar suas marcas nas redes sociais, que é o de impactar as pessoas em um momento de lazer. Ao longo do dia, olhamos para nossos smartphones diversas vezes para procurar alguma informação, ou simplesmente para passar o tempo; e nessas ocasiões somos bombardeados por inúmeros posts, tweets, vídeos e imagens, logo, é necessário saber se destacar em meio a esse mar de postagens.

Para fazer com que a comunicação de sua marca/produto/serviço tenha um impacto forte nos usuários, é necessário que ela possua um forte apelo “thumb-stopping“, ou seja, um criativo ou uma mensagem forte e chamativa o bastante para interromper o scroll incessante de nossos dedos nas telas de nossos aparelhos móveis. Mas falar é fácil, o segredo é usar os artifícios certos para que sua mensagem consiga chamar a atenção de seu público e se destacar frente às outras, e separamos algumas dicas que tornarão seus tweets mais interessantes e poderão atrair mais usuários para seu perfil:

1 – Use Emojis 😉

Resultado de imagem para twitter dominos

Usar emojis é uma maneira criativa de comunicar alguma ação de sua marca e chamar a atenção de um modo descontraído. Nos EUA, o perfil da Domino’s Pizza fez um tweet composto apenas de emojis de pizza para comunicar sua nova forma de entrega de pizzas pelo Twitter.

2 – #UseHashtags

Resultado de imagem para rock in rio hashtag

Seja para definir que seu tweet pertence a um determinado movimento ou assunto, ou para criar uma chamada para interagir com seus usuários, o uso de hashtags incentiva o engajamento e facilita as buscas por mensagens de temas similares.

3 – Não se esqueça de @mencionar

Resultado de imagem para ponto frio netflix twitter

 

Você está em uma rede social. Mencionar outras marcas e usuários pode ser uma forma de gerar engajamento e de buscar apoio para comunicar eventos, produtos e outras ações.

4 – Que tal fazer enquetes e perguntas?

Resultado de imagem para twitter polls

Fazer perguntas e enquetes, além de chamar a atenção dos usuários, mostra que sua marca se preocupa com suas opiniões e incentiva suas participações nas decisões que ela pode tomar.

5 – Eu quero ibagens!

Resultado de imagem para funny tweets with pictures

Já dizia o ditado “Uma imagem vale mais do que mil palavras”. Então com certeza vale mais do que 140 caracteres.

6 – Vídeos, gifs e transmissões

Da mesma forma que imagens, o uso de vídeos, gifs e, mais atualmente, transmissões ao vivo, dá mais poder a suas mensagens, incentivando o compartilhamento e o engajamento dos usuários.

7 – Poste, poste, poste!

Claro, essas são apenas algumas dicas para tornar seus tweets mais efetivos, mas cabe a cada um definir qual a melhor forma de comunicação para sua marca/produto. No entanto, uma coisa é certa: é necessário estar sempre presente e se comunicando com os usuários. Compartilhe suas mensagens e, se necessário, repita a comunicação para buscar atingir novos públicos e fortalecê-la!

Related Posts

Leave a comment