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Como trabalhar com influenciadores digitais?

O termo digital influencer (ou influenciador digital) já é recorrente para quem trabalha com redes sociais, publicidade ou até mesmo é um simples consumidor de qualquer produto. Os influenciadores são as novas caras das propagandas já há alguns anos, mas muitas marcas e agências ainda engatinham na hora de elaborar ações com esses novos profissionais, digamos assim.

É importante que se leve em consideração que a dinâmica da comunicação mudou muito nos últimos anos. Antes era unidirecional: das grandes mídias como televisão e rádio para as pessoas. Agora ela é multidirecional: qualquer pessoa usando qualquer rede pode ser um comunicador e consequentemente, um influenciador.

Construir relacionamentos com pessoas e ganhar a confiança do público é o que torna alguém um influenciador

No imagem abaixo conseguimos ver o quanto somos influenciados por diferentes grupos de pessoas:

Youtubers são os influenciadores que mais chamam a atenção, mas em outras redes como Instagram, blogs e Twitter também encontramos uma atuação forte dessas pessoas.

Algumas características que definem um bom influenciador são: autenticidade, originalidade, bom humor, espontaneidade e conhecimento.

E como montar um planejamento de ações com influenciadores? É preciso seguir alguns passos:

  • PÚBLICO-ALVO: Identificar o seu target é o primeiro passo dessa jornada;
  • DIÁLOGO COM O INFLUENCIADOR: Mapear quem são os influenciadores que produzem um conteúdo que dialogue com o seu o público-alvo e tenha uma linguagem similar ao seu posicionamento enquanto marca;
  • ESTRATÉGIA DE CONTEÚDO: Quais formatos serão usado: vídeo, texto, ativação, presença, etc;
  • MÍDIA: Qual estratégia de mídia será utilizada: social media ads, adwords, divulgação em veículos, envio de social kit ou press kit?
  • RESULTADOS: Mensurar os resultados em todas as etapas da campanha.

O mais importante é conhecer bem o serviço ou produto a ser divulgado e levantar também todas as informações sobre o influenciador que fará parte da ação. Ele deve ser comunicar com o público alvo de forma que passe confiança e veracidade aos seus seguidores.

As agências devem se manter atualizadas sobre as formas de ser relacionar com os influenciadores e por isso o profissional de RP deve ter algumas tarefas em mente, tais como:

1. Ter sempre em vista o objetivo do cliente;
2. Participar do processo de criação da campanha desde o início e aproveitar oportunidades de divulgação;
3. Criar um conteúdo mobile friendly e otimizado para o SEO;
4. Se apoderar das redes sociais como principal meio de comunicação e de construção da reputação de marca;
5. Fazer uso de novos formatos para passar a mensagem;
6. Construir relacionamento online com todos os públicos;
7. Usufruir da curadoria de conteúdo de formadores de opinião;
8. Lembrar que o influenciador digital é uma personalidade com poder de influência;
9. Encarar o formador de opinião como mídia, sem perder de vista o relacionamento espontâneo;
10. Conhecer ferramentas e métricas digitais para poder mensurar os resultados.

Por fim, as métricas das ações realizadas com influenciadores podem ser medidas com um ROE (retorno do engajamento). Para isso é preciso levantar informações como:

  • número de matérias, posts, vídeos;
  • número de visitantes em um evento;
  • número de comentários, likes, compartilhamentos, tweets;
  • número de cliques em links;
  • qualidade da mensagem (comentários demonstrando interesse na campanha);
  • tom (positivo, neutro ou negativo);
  • relevância (há outros influenciadores interagindo?).

Com um bom planejamento em mente e com a escolha bem feita de um influenciador, qualquer ação tem altíssimas chances de ser um sucesso!

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