Rua Marilia, 40 | São Paulo - BRA
+ 55 11 98300-6511

Você sabe como escolher o melhor navegador de internet?

Já passou o tempo em que o Internet Explorer era a única maneira de se acessar qualquer site disponível na web. Novas alternativas são criadas a todo momento. Atualmente, temos diversas opções de navegadores (ou browser) disponíveis: Mozilla Firefox, Opera, Microsoft Edge, Vivaldi e Safari, só para citar alguns. O Microsoft Edge é o novo Internet Explorer e o Safari é exclusivo para produtos Apple.

O que faz um navegador ser bom?

A primeira coisa se avaliar é a memória: o navegador deve ser leve para não travar a realização de outras tarefas em seu computador e abrir rapidamente. Outra característica muito importante é a compatibilidade com os sites e serviços que você mais acessa. Muitos sites não habilitam todas as suas funções para alguns navegadores e isso acaba limitando o acesso ao que você deseja fazer. Segurança é outro item fundamental: deve-se verificar se o navegador consegue bloquear sites maliciosos e enviar notificações sobre acessos suspeitos, além de se ter funções que evitem que seus dados sejam roubados.

Outros pontos a serem observados são a possibilidade de usar extensões que ofereçam serviços que você realiza com frequência, a velocidade de acesso aos sites, a qualidade de exibição de vídeos e imagens e o armazenamento de dados offline. Todas essas características devem ser levadas em consideração para encontrar o navegador ideal para seu perfil.

O Opera, por exemplo, é considerado leve e rápido, pois tem um design simples e objetivo, mas não permite tantas personalizações como o Firefox. O Chrome, por ser do Google, facilita a vida de quem utiliza muitas ferramentas e serviços como o Gmail e Google Analytics, pela integração completa que ocorre.

E para navegar no celular?

O uso da internet via mobile pode ser feita através de quatro principais navegadores: Safari, Chrome, Opera e Firefox. Dependendo do sistema operacional, o navegador já vem instalado de fábrica no aparelho mas você pode optar por usar um diferente. O Chrome, por exemplo, padrão em aparelhos Android, conta com a mesma facilidade de uso que conhecemos no PC. O problema é que ele é um tanto pesado e se o seu celular tiver pouca memória, pode travar bastante.
O Safari, assim como nos computadores, está disponível apenas para produtos Apple. Logo, se você tem um iPhone, esse é o seu navegador. Nesse caso, a vantagem é que ele é rápido e trava pouco. O Opera é leve e rápido, mas pode ter dificuldade para carregar algumas páginas.
O importante é saber que você tem muitas opções disponíveis e pode experimentar até encontrar o mais adequado às suas necessidades.

Leave a comment