Quero trazer uma reflexão sobre os motivos que as pessoas fazem estratégias de marketing. Pode ser para branding, campanha específica ou aumento de público. Mas, no geral, fazemos marketing com o objetivo de atingir clientes e, claro, vender!
Venda e software
O pior problema é que, muitas vezes, não conseguimos medir o resultado de nossas ações de marketing. Vamos dar alguns exemplos?
Situação 1: você envia um email marketing para seu mailing de 10 mil pessoas. Você tem uma taxa de 10% de abertura de e-mails. Porém, nenhum retorno imediato de clientes.
Conclusão: após uma semana, você sequer lembra que enviou o email marketing – tanto em termos de conteúdo quanto de destinatários do email. E o ciclo se repete novamente, com um tempo gasto elaborando email marketing que, novamente, terá baixíssimo retorno.
Situação 2: você decide atirar para todos os lados: Facebook, email marketing, SMS, Twitter, Instagram…Ufa! Dá até preguiça de começar. Na primeira semana, o maior pique na elaboração e gerenciamento de conteúdos.
Porém, na segunda semana, posta no Face, mas esquece do email marketing. Inclusive esquece de mandar o SMS para os clientes mais especiais! E, quando viu, não executou a campanha de maneira organizada nem mensurou o resultado de suas ações.
Se identificou com algum desses padrões? Seguem algumas dicas:
Sugestão: recomendamos o uso de softwares que sejam focados em vendas. Assim, o objetivo não é um marketing para engajar ou ter conhecimento da marca, e sim para conversão de clientes.
Softwares sugeridos:
One View: simples e barato, indicado principalmente para pequenas e médias empresas.

SalesForce: indicado para médias e grandes empresas, já que o software é robusto e mais caro.
E você, já usou alguma ferramenta para gerenciar seu marketing digital? Comente!
@tatiaoki