Av. Paulista, 1374 / 11º andar - Bela Vista, São Paulo - SP, 01310-100
+ 55 11 98300-6511

Os 10 vídeos mais vistos no YouTube Brasil

O YouTube, maior plataforma de vídeos online, divulgou sua lista de vídeos mais vistos no Brasil em 2015. A empresa da Google dividiu o ranking em duas categorias – Música e Não-Música.

MÚSICA

  1. Luan Santana – Escreve Aí
  2. Marcos & Belutti part. Wesley Safadão – Aquele 1%
  3. Wiz Khalifa – See You Again ft. Charlie Puth – Furious 7 Soundtrack
  4. Jorge & Mateus – Os Anjos Cantam (LyricVideo)
  5. Maroon 5 – Sugar
  6. Ellie Goulding – Love Me Like You Do
  7. Anitta – Bang
  8. Major Lazer & DJ Snake – Lean On (feat. MØ)
  9. Fifth Harmony – Worth It ft. Kid Ink
  10. Wesley Safadão – Camarote

O sertanejo é o grande destaque na lista dos top vídeos mais vistos na categoria música. A tendência do sertanejo continua forte em nosso país, mostrando a preferência dividida do brasileiro entre a música nacional e internacional: metade do ranking é brasileiro, e a outra metade é composta por artistas de outros países. Vale destacar também que a terceira e a sexta posições correspondem a trilha sonora de filmes, respectivamente, do filme Velozes e Furiosos 7 e de Cinquenta tons de Cinza.  

NÃO-MÚSICA

  1. NheNheNhem (Lyric Video), por Maisa Silva
  2. Sombra Fresca, por Turma da Mônica
  3. “BANG” (PARÓDIA) , por 5incominutos
  4. CIUMENTA | Paródia Taylor Swift – Blank Space, por Galo Frito
  5. PEGADINHA: Vaga Para Deficiente 2 – Post It (handicapped parking Prank), por Canal Boom
  6. Rap Minecraft Paraí­so | Ft TAUZ (Minecraft Animation), por rezendeevil
  7. Léo Stronda (Fábrica de Monstros) VS Mussoumano | Batalha de Youtubers, por Mussoumano
  8. PEDINDO MC DONALDS CANTANDO Ft Cocielo e Gusta, por Canal Nostalgia
  9. ÔNIBUS, por Porta dos Fundos
  10. O DIA EM QUE ASSISTI: VELOZES E FURIOSOS 7, por whinderssonnunes

Para o público adulto, realmente foi uma surpresa que os dois primeiros vídeos da lista sejam voltados ao público infanto juvenil, sobretudo porque não faz parte do nosso repertório. As crianças tendem a ver o mesmo vídeo diversas vezes e, além disso, como o YouTube tem uma navegação “user friendly” (fácil para o usuário) nos mais diversos dispositivos – celular, computador e tablet – a criança aprende a navegar em seus momentos livres de maneira autônoma.

Adolescentes e crianças normalmente têm mais tempo livre para consumir vídeos a qualquer tempo. Vale lembrar que as gerações mais velhas também consumiram vídeos, com a televisão. Atualmente, as novas gerações consomem conteúdo em formato de vídeo, mas em outro dispositivo, que é o vídeo em formato streaming.

Por exemplo, é muito comum que em dispositivos touch as crianças, mesmo sem saberem ler, consigam encontrar os conteúdos que interessam a elas apenas pela identificação das imagens. O Youtube também possui um algoritmo que sugere uma série de vídeos com conteúdo similar ao qual a pessoa está assistindo, o que faz com que o tempo de permanência na plataforma aumente, pois sempre terá mais um vídeo do seu interesse para assistir.

Apesar de o YouTube ter classificado a primeira, terceira e quarta posições do segundo ranking como não-música, percebe-se claramente que o conteúdo é musical. A terceira e quarta posição, por exemplo, se referem a paródias de músicas que foram muito tocadas no Brasil em 2015.

Por onde caminhará o YouTube em 2016

Isso mostra, mais uma vez, o quanto o YouTube é um canal em que o conteúdo musical é um dos principais protagonistas. O YouTube já lançou a versão beta do YouTube Red, uma versão sem anúncios do YouTube que vai permitir a reprodução de músicas em segundo plano e o download de arquivos para que eles sejam escutados offline. Pelo jeito, o YouTube concorrerá com grandes nomes como Spotify e o Netflix.

 

 

Related Posts

Leave a comment