Pinterest: um diretório de ideias

Muitas pessoas conhecem o Pinterest como uma rede social que é baseada em imagens, mas não sabem, de fato, o verdadeiro intuito e seu poder em relação ao marketing digital. A Community Manager do Pinterest no Brasil, Bruna Toni, em suas palestras sempre começa fazendo a pergunta: vocês sabem o que é o Pinterest? E a resposta, desconhecida por muitos, é: um diretório de ideias.

O Pinterest é uma rede totalmente alimentada por seus usuários, são as imagens salvas por eles que se transformam em ideias de diferentes tipos: moda, beleza, decoração, gastronomia, cultura, casamento, festas e etc. Conforme os usuários planejam momentos importantes em suas vidas ou salvam ideias interessantes a eles, o Pinterest traz resultados muito relevantes para as empresas, que começam a enxergar as tendências para seus diferentes nichos.

Os relatórios de tendências do Pinterest são um prato cheio para definir os mais variados tipos de campanhas e abordagens aos consumidores, um exemplo está no dia dos namorados, muitas pastas são abertas um mês antes pensando no momento especial, desde receitas e ideias de presente, até locais para viajar a dois. Com isso, as empresas podem antecipar-se no planejamento de campanhas online apenas usando os dados fornecidos pelo nicho que participam e ter maior assertividade.

Enquanto um usuário está pensando em qual roupa comprar para uma ocasião especial, o Pinterest sugere ideias para “vestido de festa”, “roupas ocasião especial” ou “o que usar em um jantar” e é aí que as empresas entram, oferecendo as soluções a estas buscas.

Ao saber qual o intuito da marca e seu produto ou serviço, usar o Pinterest pode ser muito mais efetivo. Para que a ideia seja salva, além de ter uma imagem bonita ou vídeo que chamem a atenção do usuário, é preciso atraí-los com um bom conteúdo. Inserir os botões do Pinterest para salvar as imagens, vídeos e links direto do seu site ou blog corporativo deve ser o primeiro passo.

Quando o pin é salvo por um usuário, ele é mostrado para os seguidores de suas pastas e perfil, e em média, ele é salvo 11 vezes – aparecendo para os seguidores de seus seguidores e gerando visualizações muito maiores que o número inicial de seguidores. Ao criar pastas e hashtags com os assuntos ligados ao seu negócio isso também facilitará ser encontrado e aparecer na home de quem se interessa pelo seu assunto.

Outra possibilidade para as marcas é encontrar influenciadores com grandes números de seguidores e que podem destacar seu produto ou serviço, gerando parcerias como: criar um pin exclusivo ou criar uma pasta com conteúdo original especialmente para marca, usar links afiliados de produtos direcionando para seu e-commerce ou, caso seja algo relacionado a moda, usar o recurso Shop the look exclusivo do Pinterest para vender diretamente suas peças.

No mais recente resultado financeiro da empresa Pinterest como capital aberto, as ações subiram 63%, superando as expectativas de investidores de Wall Street. Em um comunicado à imprensa, um dos criadores do Pinterest, Ben Silbermann, disse que embora tenha sido um marco significativo para empresa o foco não mudou: “queremos ajudar as pessoas a descobrirem ideias inspiradoras para todos os aspectos de sua vida… e estamos animados para continuar a aumentar nosso alcance e impacto nos próximos anos”, em entrevista publicada no Canal Tech. Ou seja, com atuais 291 bilhões de usuários ativos mensais,está mais do que na hora de pensar nesta rede social como estratégia de marketing digital para sua empresa, porque ela só tem a crescer.

 

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