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Planejamento de mídias sociais para 2016

 

O ano de 2015 foi difícil para o Brasil, e não podemos ser ingênuos de pensar que 2016 será diferente. Com a finalidade de acertar nas estratégias de mídias sociais e não desperdiçar investimentos, a Aoki Media compilou as principais necessidades para um planejamento efetivo de marketing de mídias sociais.

Cada ação que sua empresa faz em mídias sociais deve ser um pedaço de uma estratégia maior já pensada anteriormente. Na prática, isso significa que cada Tweet, Like e comentário foi previamente pensado para atingir determinadas metas. Parece complicado, mas a criação de um planejamento e estratégia efetivos antes de iniciar as ações do ano permitem que a execução das mídias sociais seja bem mais fluida.

Afinal, o que é um planejamento em mídias sociais?

Aprenda como fazer um planejamento de mídias sociais e tudo o que deve ser incluso, seguindo nosso passo a passo para criação de seu próprio planejamento:

Um planejamento de marketing em mídias sociais é um resumo de tudo que você almeja alcançar no escopo do seu negócio via redes sociais. Esse plano envolve inicialmente uma auditoria de como estão suas contas hoje, metas para onde você quer que elas estejam e as ferramentas necessárias para chegar ao objetivo.

Em geral, quanto mais específico você for em seu planejamento, mais efetiva será sua implementação. Faça algo bem conciso e não deixe sua estratégia complicada a ponto de se tornar impossível. Esse planejamento irá guiar suas ações, mas também será seu instrumento para determinar se você está sendo bem ou mal sucedido em suas mídias sociais.

Fonte: Webcertain
Fonte: Webcertain

Passo 1: Defina seus objetivos e metas em mídias sociais

O primeiro passo para qualquer estratégia em mídias sociais é estabelecer os objetivos e metas que você quer atingir. Ter os objetivos bem claros ajuda a reestruturar ações rapidamente quando as campanhas em mídias sociais não atingem suas expectativas. Sem essas metas, você não consegue galgar para o sucesso, tampouco consegue mensurar seu retorno do investimento (ROI).

Essas metas devem ser alinhadas juntamente com sua equipe de marketing como um todo, para que seus esforços em mídias sociais caminhem juntamente com o objetivo da empresa. Se sua estratégia em mídias sociais está alinhada com o marketing da empresa, fica mais fácil conseguir os investimentos necessários para executá-la.

Essa estratégia também deve ultrapassar métricas de vaidade, como quantidade de Curtidas ou Retweets, e focar mais em métricas mais avançadas, como geração de leads, tráfego para o site e melhora do sentimento em relação à marca. Para alcançar essas metas, você precisa usar uma aproximação com as variáveis a seguir – aqui, chamaremos variável M.A.R.T.E, cujas siglas significam:

M – Mensuráveis

A -Atingíveis

R- Relevantes com Tempo limite

E – Específicas

Uma maneira simples de iniciar sua estratégia em mídias sociais é escrevendo ao menos três metas para suas mídias sociais. Assegure como estará sua meta quando você atingi-la, e use-a para pontuar como irá usá-la.

Por exemplo: para o Instagram, compartilharemos imagens que comunicam a cultura de nossa empresa. Postaremos imagens 3x/semana, que irá atingir 30 likes e 10 comentários cada.

Passo 2: Coordene uma auditoria em mídias sociais

Antes de criar sua estratégia em mídias sociais, você precisa avaliar seu uso atual das mídias e como estão funcionando para você. Isso inclui perceber quem atualmente está se conectando a você via mídias sociais, quais mídias seu público alvo usa e como suas redes estão comparadas aos seus concorrentes. Essa avaliação será a auditoria de sua empresa nas redes sociais. 

Assim que finalizar sua auditoria, você conseguirá ver com mais clareza o cenário atual de cada uma de suas contas nas mídias sociais que representam seu negócio: quem gerencia cada uma delas e para quê. Esse inventário deve ter uma releitura regular, especialmente se você que escalar seus negócios.

O inventário também evidencia quais contas precisam ser atualizadas com mais frequência e quais devem ser deletadas. Também é importante reportar quando há contas fraudulentas ou falsas para assegurar que as pessoas que procuram por você online encontrarão somente as contas que de fato representam sua marca.

Uma parte importante do seu plano de mídias sociais é criar uma missão para cada perfil. É necessário apenas uma frase para cada missão, que irá ajudar a criar o foco para cada meta envolvendo suas contas de Facebook, Twitter ou outra rede social. A missão irá guiar suas ações e ajudar seus perfis a voltar aos trilhos quando estiverem menos ativos. Além disso, também ajuda a refletir que nem toda mídias social serve para seus objetivos. O Instagram pode ser muito bom para venda de roupas, mas o Facebook pode ser melhor para vender produtos de materiais de construção. Pare um tempo para pensar qual o propósito de cada perfil de mídia social que você tem. Se você não consegue encontrar o propósito desse perfil, é provável que seja melhor deletá-lo.

Exemplo de missão: vamos usar o Instagram para mostrar a cultura de nossa empresa a fim de encontrar novos talentos.

Passo 3: Estabeleça o melhor de suas contas de mídias sociais

Após auditar suas contas, é hora de refinar sua presença online. Escolha quais redes vão ao encontro de suas metas como marca. Se você ainda não tem as contas nas mídias sociais na qual você acha que precisa focar, construa-as do zero com metas mais amplas e uma audiência em mente. Se você já tem as contas, é hora de refiná-las e atualizá-las para atingir os melhores resultados possíveis.

Cada mídia social tem uma audiência diferente e deve ser tratada de maneira diferenciada também. Otimize-as ao máximo de maneira que consiga atingir suas metas. Melhorar os perfis para SEO ajuda gerar mais tráfego para seus perfis. Promover as contas de mídias sociais de maneira cruzada ajuda a crescer a base de usuários. Exemplo: divulgar a conta de Twitter de sua marca no perfil do Facebook, e vice-versa. Em geral, os perfis devem ser completamente preenchidos com imagens e textos otimizados para cada mídia social em questão.

No Twitter da Aoki Media é também divulgada a conta do Facebook da empresa.
No Twitter da Aoki Media é também divulgada a conta do Facebook da empresa.
Facebook Aoki Media: divulgação de site e Twitter
Facebook Aoki Media: divulgação de site e Twitter

Passo 4: Obtenha inspiração de outras marcas nas mídias sociais, líderes e clientes

Uma das razões mais importantes de estar presente nas mídias sociais é que seus clientes já estão lá. O que normalmente significa que seus competidores também estão presentes. Isso pode não ser muito reconfortante, mas também significa que há igualmente muito conhecimento disponível que você pode integrar à sua estratégia em mídias sociais. Use seus competidores como inspiração para ver os melhores conteúdos e quais práticas trazem mais engajamento. Também tente ouvir seus seguidores para ver como você consegue se diferenciar da concorrência e aparecer para os usuários que estão sumidos em sua base.

Os usuários também podem te dar inspiração, não somente com o conteúdo que eles compartilham como também a maneira que eles enviam suas mensagens. Observe como seu público alvo escreve no Twitter e tente escrever em um estilo similar. Tente também entender seus hábitos, quando eles compartilham conteúdo e como, e use isso como base para seu plano de mídias sociais.

Também é interessante acompanhar os líderes da indústria, pois eles são os gigantes que fazem ações incríveis dentro do marketing de mídias sociais, como Red Bull, Disney, Nike, KLM Airlines, entre outros. As empresas das mais variadas indústrias se mobilizam para distinguir-se da concorrência em estratégias bem avançadas de mídias sociais. Siga-os e tente aprender ao máximo com eles. Não tenha medo de fazer pesquisas para ver o que compartilham e de onde vem essa inspiração.

Seguem algumas fontes de inspiração:

  • Marketing de conteúdo: Catraca Livre, Disney, Universidade Estadual Paulista (UNESP)
  • Serviço de atendimento ao cliente via mídias sociais: Netflix, Tangerine
  • Anúncios nas mídias sociais: AirBnb, Heineken
  • Estratégia de Facebook: Coca-cola, Walmart
  • Estratégia de Twitter: Sephora, Oreo
  • Estratégia de Instagram: GoPro, General Electric (GE)

Passo 5: Crie um plano de conteúdo e calendário editorial

Planilha com planejamento de mídias sociais para 2016.
Planilha com planejamento de mídias sociais para 2016.

Conteúdos bons são essenciais para o sucesso de estratégias de mídias sociais. Seu planejamento de marketing de mídias sociais deve incluir um plano de marketing, juntamente com estratégias de criação e curadoria de conteúdo e um calendário editorial.

O planejamento deve responder às seguintes questões:

  1. Qual tipo de conteúdo quer postar e promover pelas mídias sociais?
  2. Qual a frequência de postagens?
  3. Qual o público o alvo do conteúdo de cada audiência?
  4. Quem irá criar o conteúdo?
  5. Como você irá promover o conteúdo?

Seu calendário editorial lista as datas e horários em que você quer postar no blog, Facebook, Twitter, bem como outros conteúdos que pretende explorar durante suas campanhas em mídias sociais. Crie o calendário e agende suas mensagens de uma só vez, em vez de ficar constantemente fazendo atualizações ao longo do dia. Isso porque é importante trabalhar cada texto e formato de posts antes de postá-los. É mais importante ser espontâneo no engajamento e relacionamento com o cliente do que com a criação de conteúdo.

Baixe aqui o modelo de planilha com calendário editorial. 

Assegure-se de que seu calendário reflita a missão que você definiu para cada perfil das mídias sociais. Se o objetivo da sua conta de LinkedIn é gerar leads, tenha certeza de que está compartilhando bastante conteúdo com esse foco. Uma recomendação é estabelecer uma matriz que defina que tipo de compartilhamento de posts você deve fazer. Exemplo:

  1. 50% do conteúdo deve gerar tráfego para o blog
  2. 25% do conteúdo deve ser curadoria de outra fonte
  3. 20% do conteúdo deve levar para materiais de sua empresa
  4. 5% deve ser falando da cultura de sua empresa

Se você ainda não tem certeza de onde realocar seus recursos, uma aposta mais segura é usar a Regra do ⅓ nas mídias sociais:

  • ⅓ do seu conteúdo de mídias sociais deve promover seu negócio, trazer novos leitores e gerar lucro;
  • ⅓ do seu conteúdo em mídias sociais deve compartilhar ideias e histórias de líderes em sua indústria ou referências para seu negócio
  • ⅓ do seu conteúdo em mídias sociais deve ser baseado em interação para construir sua imagem – branding.

Passo 6: Teste, avalie e ajuste seu plano de marketing em mídias sociais

Para descobrir exatamente que tipo de ajustes devem ser feitos para sua estratégia de mídias sociais, você precisa testar sempre. Teste em qualquer ação que você faça e rastreie seus links usando encurtadores de URLs e UTM codes. Use as ferramentas de mensuração de resultados como Facebook Insights, Hoosuite Analytics ou Google Analytics – este último, para mensurar o tráfego do seu site vindo das mídias sociais. Analise seus erros e acertos, e ajuste seu plano de mídias sociais atendendo a essas novas demandas.

Pesquisas de opinião podem também ser uma boa maneira de criar engajamento. Pergunte aos seus seguidores nas mídias sociais, além de sua sua lista de emails e visitas ao site se vocês estão executando bem as estratégias. A aproximação direta pode ser bem efetiva. Também pergunte para seus clientes offline se as mídias sociais têm um papel importante no momento da compra. Essas ideias podem ser muito proveitosas no momento de analisar as estratégias.

A coisa mais importante para entender seus planos em mídias sociais é a constante mudança. Caso surja uma nova mídia social, possivelmente você terá de fazer novos reajustes. Se você atingir metas, é importante estabelecer novas métricas para os próximos passos. À medida em que suas redes sociais crescem em importância, você vai perceber que necessitará de estratégias renovadas para atingir novas regiões ou países. Tais planos podem mudar a qualquer momento, então seja flexível a possíveis mudanças. Reveja estratégias e mudanças de curso, e avise seu time sobre tais alterações.

Ref: Hootsuite Blog

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