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Por que o Inbound Marketing é a melhor escolha

O Inbound Marketing é uma metodologia utilizada nos Estados Unidos desde 2006 e seu princípio fundamental é a atração de audiência por meio de conteúdo relevante, conduzindo a um processo de compra no timing certo de cada cliente. Tem características marcadamente diferentes do Outbound Marketing, que tenta “empurrar” produtos aos consumidores, isto é, faz uso de técnicas notadamente mais invasivas.

Não faltam histórias de sucesso na utilização do Inbound Marketing. Desde empresas de grande porte a startups que conseguiram crescimento na sua base de clientes com o uso dessa metodologia. Também não há restrições em relação a setor ou tipo de produto ou serviço. Produtos que visam um nicho muito específico ou aqueles voltados ao consumo em massa podem ser beneficiados por esse conjunto de ações de marketing.

Qual o segredo do inbound marketing? O segredo está na construção de uma estratégia integrada. Não são ações isoladas de marketing digital. Pelo contrário: todas as ações digitais são executadas a partir de um planejamento que identifica com cuidado o perfil de público que se pretende atingir e como o serviço ou produto da sua empresa resolve a dificuldade ou “dor” desse público. Para isso, inicialmente são executados os seguintes passos:

  1. As características do seu potencial cliente serão detalhadas ao máximo para identificar a persona com quem estamos falando;
  2. As dúvidas dos seus possíveis futuros lientes serão levantadas para depois serem respondidas por meio de conteúdos apresentados nos canais em que esse público mais busca informações. Os canais podem ser os blogs, redes sociais, email marketing, entre outros.

Outras etapas importantes são:

  • criação de ações de atração de visitantes e possíveis clientes;
  • construção de um relacionamento com esses contatos;
  • apresentação das características e vantagens do produto;
  • oferecimento de conteúdo relevante para além do produto/serviço em si.

Tudo isso visa a construção de um público fiel, que inicialmente pode ser atraído somente pela relevância do conteúdo disponibilizado, e depois percebe valor em realizar investimentos financeiros no seu produto/serviço.

O Inbound vem sendo amplamente utilizado nos EUA atualmente. No Brasil, não são muitas as empresas que utilizam e, por isso, ter uma estratégia de inbound marketing ainda pode ser considerado um diferencial em muitos negócios. As tendências apontam que isso mudará em pouco tempo: se o inbound marketing ainda é tido como um diferencial, em breve será requisito básico para qualquer empresa que queira se estabelecer no mercado.

E sua empresa, já pensou sobre esse tema?

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