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Quanto custa investir em influenciadores?

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Marketing de influência ganhou mais espaço nos planejamentos estratégicos, mas você sabe quanto pagar?

O uso de influenciadores em campanhas tem sido cada vez mais requisitado pelas marcas, e nós já abordamos o tema outra vez aqui no blog. O uso desse tipo de divulgação pode trazer excelentes resultados, mas uma das questões mais levantadas na hora de contratar influenciadores para uma ação é quanto se deve pagar. Não existe uma receita pronta para fazer marketing de influência, mas existem alguns pontos a serem levados em consideração na hora da precificação, e vamos explicá-las abaixo.

O que afeta o custo?

  • Qual plataforma será usada
  • Seguidores
  • Engajamento
  • Qual o produto
  • Influenciador x Agenciadores
  • Tipo de campanha
  1. Plataforma

A mídia que será utilizada na campanha pode definir o valor, isso porque cada uma possui um “valor de mercado”, por isso cada influenciador costuma cobrar preços diferentes para cada canal. Por exemplo, o Instagram é a rede mais utilizada na hora de trabalhar com influenciadores, seguido do YouTube. Já o Facebook e Twitter costumam ficar de fora dos planejamentos de ações, o que pode deixar o custo deles mais barato, o que não significa que são redes altamente recomendadas.

  1. Seguidores

Aqui é bem básico. Influenciadores com um alto número de seguidores conseguem atingir um maior número de pessoas (na teoria, devido ao crescimento de perfis comprando seguidores, mas isso será tema de um post futuro). Por isso é importante pedir as métricas de alcance do influenciador para saber se o valor está coerente.

  1. Engajamento

O engajamento é uma das métricas mais importantes para analisar a relevância de um influenciador, afinal, seguidores engajados são difíceis de comprar. Uma conta influente com alto engajamento é capaz de potencializar e tornar as campanhas mais efetivas. Quanto mais alta essa taxa, mais alto será o valor de investimento.

  1. Produto

O produto que você deseja anunciar pode interferir no valor da ação. Certamente o valor cobrado para uma marca de suco dificilmente será o mesmo que o cobrado para uma marca de luxo. Quanto mais caro o produto, mais caro será o valor cobrado.

  1. Influenciador x Agenciadores

Muitos influenciadores ainda trabalham por conta própria, mas muitos contam com uma assessoria ou uma empresa que agencia seus trabalhos. Tratar diretamente com essas empresas torna o custo maior, visto que eles inserem uma taxa de lucro em cima do valor cobrado pelo influenciador.

  1. Campanha

Aqui é onde entra a personalização da ação. A quantidade de publicações, se o conteúdo será criado pelo influenciador e outros aspectos podem intervir no valor. Basicamente, quanto mais trabalho você exigir do influenciador, mais você pagará.

Mas e o preço?

O valor não é fixo, influenciadores com a mesma capacidade de alcance e números semelhantes de seguidores podem cobrar valores distintos, mas existe uma média que você pode utilizar para estimar o preço. Lembrando que essa não é a verdade absoluta.

Existem também algumas ferramentas que podem ajudar em uma estimativa, são elas: Instagram Money Calculator, InfluencerDB

Esperamos que esse post tenha ajudado, de alguma forma, a precificar esse tipo de serviço oferecido por muitas agências. Se precisar de alguma ajuda sobre, conte conosco, é só entrar em contato!

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