Saiba quais as tendências de Marketing Digital que você precisa ficar de olho em 2019

O ano de 2019 promete grandes novidades para os negócios e o surgimento de muitas novas tecnologias e estratégias que podem transformar a vida das empresas no ambiente digital. Com a constante expansão do marketing digital no mercado, as marcas passaram a adotar novas formas de entrar em contato com os clientes e de fazerem negócios, sendo algo fundamental nos dias de hoje.

Com base nisso, separamos abaixo algumas das principais tendências que prometem revolucionar o mercado em 2019:

 

1. Audiência e proposta de valor

O primeiro passo para definir estratégias e campanhas de marketing é compreender as necessidades, desejos e características dos clientes. Nesse contexto, os canais digitais auxiliam as marcas no engajamento do público, oferecendo novos formatos e canais de conteúdo.

No entanto, embora ofereçam às marcas a oportunidade de interagirem e conquistarem novos públicos, os canais digitais também o fazem para os concorrentes, deixando a competição mais acirrada e fazendo com que os profissionais de marketing foquem seus esforços em conteúdos mais personalizados e com uma maior proposta de valor.

Com usuários cada vez mais conectados, uma forma de oferecer um conteúdo diferenciado e de alto valor é investir em novos canais integrados, criando uma forte estratégia multicanal. Algumas oportunidades que são tendência para 2019 são:

  • Chatbots: os famosos chats automatizados. Nesse caso é preciso decidir se será desenvolvido um aplicativo próprio ou um atendimento por meio de plataformas como o Bot Engine for Messenger do Facebook.
  • Assistentes de pesquisa controlados por voz: aparelhos de busca por voz, como a Siri da Apple, Cortana da Microsoft, Alexa da Amazon e a Google assistente, que podem ser usadas ​​no smartphone, estão cada vez mais ocupando o dia a dia dos usuários.
  • Dispositivos controlados por voz: com os dispositivos como a Amazon Echo e o Google Home, as empresas terão a oportunidade de se aproximarem mais do que nunca de seus clientes.

 

2.Foco em UX

As melhorias na experiência do usuário (UX) são uma tendência que já veio sendo desenvolvida nos últimos anos. De acordo com a empresa Smart Insights, existem oito principais técnicas de marketing digital essenciais para as empresas e os profissionais de marketing desenvolverem habilidades:

  1. Planejamento Integrado
  2. Análise Multicanal
  3. Marketing de Conteúdo
  4. E-mail Marketing
  5. SEO
  6. Social Media
  7. Mídia Paga

Com base nessas técnicas, a Smart Insights destaca que é importante deixar a comunicação sempre ativa e online, sendo possível automatizar todos os pontos de contato com os usuários. Além disso, pensando em uma estratégia multicanal, é essencial deixar o processo fluido e fácil para que os clientes consigam adquirir o produto ou serviço oferecidos.

Pensando na ideia do mobile-first, as empresas devem otimizar seus sites e canais digitais para os aparelhos móveis, tendo um design responsivo e que realmente leve em consideração a  experiência do usuário, com cores, botões e elementos amigáveis para a navegação.

 

3. Flywheel Marketing

O chamado Flywheel Marketing se trata basicamente de colocar o cliente no centro de todas as decisões e ações estratégicas da empresa. O conceito funciona como uma analogia para uma roda, precisando de força para começar seu movimento, mas que com o tempo começa a ficar mais fácil, ganhando velocidade e demandando menos energia dos profissionais.

Comparando com o marketing, o início de um projeto demanda um certo esforço dos profissionais, mas a partir do momento que as ações vão ganhando força, as demais estratégias acabam sendo colocadas em prática de modo mais fácil. Com essa visão do Flywheel, entende-se que todas as forças devem se concentrar para ampliar o relacionamento com o cliente. Isso se difere do funil de vendas, que guia o olhar dos profissionais para o fechamento de uma venda, enquanto que a nova visão engloba a satisfação e felicidade do cliente para impulsionar todas as etapas do funil.4. Realidade Virtual e Aumentada

 

Ao falar em Realidade Virtual (VR) e Realidade Aumentada (AR) o importante é pensar nas possibilidades de trazer mais experiências para os usuários e consumidores, criando um novo ambiente para que possam interagir com a marca, fazer testes e até mesmo participarem de campanhas e ativações.

Grandes empresas como Facebook e Samsung já começaram a investir nesse tipo de tecnologia, por isso é imprescindível acompanhar as movimentações do mercado e pensar em como aplicá-la em sua marca.

5. Vídeos, vídeos e mais vídeos

 

Assim como em anos anteriores, o uso de vídeos pelas empresas continuará crescendo em 2019, sendo um formato muito mais consumido pelos usuários do que textos e imagens, devido a sua riqueza de informações e formato interativo. Pensando nisso, formatos como lives, stories, coberturas de eventos, livestreams e outros tipos serão a aposta certa durante o ano.

Seja para aumentar o número de visualizações de uma determinada página ou material, ou para incentivar a conversão dos usuários, os vídeos acabam sendo eficazes na retenção e lembrança de marca. Por isso, é importante continuar investindo nesse tipo de formato ao longo de  2019.

O ano de 2019 pode ter acabado de começar, mas já vimos que existem muitas possibilidades de negócios no ambiente digital a serem aproveitadas! Nós da Aoki Media estamos sempre acompanhando as últimas tendências e práticas do mercado para oferecer serviços diferenciados e de qualidade para nossos clientes.

Related Posts

Leave a comment