Rua Marilia, 40 | São Paulo - BRA
+ 55 11 98300-6511

8 motivos para o Snapchat ser a nova onda nas mídias sociais

Reading Time: 4 minutes

Você já ouviu falar sobre o Snapchat? Essa rede social de vídeos e mensagens instantâneas acabou se tornando uma febre no Brasil e no mundo.

O Snapchat  existe desde 2011, e começou a ficar popular sobretudo entre adolescentes, que não queriam estar na mesma rede social que seus pais – estes, todos no Facebook. Viram no Snapchat uma oportunidade de compartilhar uma alta quantidade de vídeos e imagens sem ocupar espaço na memória do celular e, de preferência, que fossem conteúdos mais voláteis, ou seja, que não precisasse ficar gravado nos celulares alheios e correr o risco de virar um meme no YouTube. Isso porque um diferencial do Snapchat é justamente que textos, fotos e vídeos se autodestroem após determinado período (que varia de 1 segundo a 24 horas).

Até aí, tudo bem. O segundo passo na popularização foi quando as celebridades começaram a registrar momentos pessoais de seu dia-a-dia, como um reality show à La Kardashian, com o diferencial de que esses vídeos se apagassem em 24 horas. A ideia era fazer conteúdo com o máximo de espontaneidade e compartilhar com seus amigos.

Confesso que fui relutante em iniciar o uso de mais uma mídia social. Afinal, Facebook, Instagram, Twitter e YouTube já faziam parte de minha rotina, e não queria ter mais uma para ficar acessando diariamente. Eis que, em um dia de ócio, resolvi entrar e pesquisar. Não é que é uma rede bem interessante? Vamos a alguns diferenciais:

    1. Vídeos expiram em 24 horas. Você fez um vídeo com a cara lavada, não estava bem, mas queria dar um recado. Ok, o importante foi o recado e, já que vai apagar mesmo, não há muito problema com o visual.

Snapchat-geofilters

2. Geofilters. A onda dos emojis veio pra ficar, e não é mais exclusivo de adultos. Similar aos emojis, os Geofilters são artes em desenho desenvolvidas pelos próprios usuários. O Snapchat disponibiliza uma diversidade incrível desses desenhos divertidos de acordo com sua localização. Para se ter uma ideia, o aplicativo usa a função de GPS do seu celular para te oferecer geofilters exclusivos e que permitem customização. Exemplo: nosso escritório está na Avenida Paulista e, ao gravar um vídeo, imediatamente o Snapchat disponibiliza emojis sobre a Paulista.

3. Chats. Como toda rede social, é possível conversar com seus amigos via chat, igual ao Whatsapp e Facebook Messenger. A diferença é que você pode se comunicar, de maneira ainda mais instantânea, e os chats são deletados em 24 horas ou menos tempo, se você configurar quando for enviar a mensagem. Você pode salvar a conversa também, e isso deve ser feito manualmente, pressionando sobre o texto.

snapchat_qr_code

4. QR Code. O QR code não pegou muito no Brasil, porém, é uma ferramenta muito eficiente para adicionar um usuário no Snapchat. Você tira um foto do QR Code do contato que quer ter como amigo e, automaticamente, o Snapchat escaneia essa foto como um novo contato.

Screen-Shot-2016-02-14-at-12.17.26-AM
Foto de perfil da cantora teen Demi Lovato

5. Foto de perfil. A foto de perfil não é nada montada. A ideia é ser bem espontâneo mesmo, como um gif com várias caretas. Ou seja, novamente, o importante é ser espontâneo e divertido.

6. Perfis de empresas. Empresas, sobretudo de mídias, já estão no Snapchat, e fazem um trabalho de produção de conteúdo bem interessante e diferente. Lá é possível acompanhar conteúdos de marcas como MTV, People, Cosmopolitan, CNN, Unesp, entre outros.

7. Ao vivo. Algumas cidades e ações são colocadas ao vivo para você acompanhar como se estivesse presente no local. A equipe do Snapchat inventa ações em eventos para todos acompanharem, ao similar ao Trending Topics do Twitter, mas com vídeo. Por exemplo, o festival de música Coachella teve cobertura via Snapchat ao vivo; ou ações inusitadas, como do Bacon (sim, o alimento), em que pessoas mandam fotos e vídeos comendo bacon, que ficam públicas para quem quiser acompanhar.

8. Muita tecnologia envolvida. Ao utilizar o Snapchat, se você tiver mais de 25 anos, vai se sentir como se estivesse em outro universo. As cores, o layout e a usabilidade são muito distintas do Facebook ou Instagram, por exemplo. Mas não se assuste! Peça ajuda para seu filho, sobrinho ou adolescente que estiver por perto, que certamente eles serão experts e vão te dar uma ajuda inicial. Ah, e o próprio tutorial do Snapchat é bem simples e fácil de entender.

Acredito que há mais razões para começar a usar o Snapchat, que vou descobrindo aos poucos. Ainda não postei quase nada, mas já tenho meu nome de usuário pessoal: tati.aoki

Quer saber mais de mídias sociais e marketing digital? Acompanhe nosso blog!

Colaboração de Rafaella Peres. 

Related Posts

Leave a comment