A possibilidade de interação entre usuários e marcas é uma das maiores riquezas das redes sociais. A participação cada vez maior das pessoas faz com que cresça na mesma proporção as dúvidas das equipes que gerenciam esse diálogo com o público: Qual o tom certo? Como garantir respostas sempre rápidas e assertivas?
Nesse post, organizamos 5 primeiros passos para ser bem sucedido no quesito interação.
1. Conheça o perfil do seu público: saber com quem está interagindo permite que você faça as melhores escolhas de linguagem. Exemplo: Se sua marca atende um segmento de roupas de adolescentes ou então uma grife focada em público adulto haverá um conjunto de especificidades de linguagem que precisam ser observadas em cada um dos casos.
2. Seja ágil nas respostas: quando as pessoas entram em contato com você através das redes, esperam que a resposta não demore 48 horas! Esses canais aproximam empresas e clientes, portanto a expectativa é que isso aconteça de maneira rápida.
2. Opte por um padrão de uma linguagem adequada com o universo das redes sociais. Algumas empresas simplesmente transferiram a sua forma burocrática de comunicação do SAC (Serviço de Atendimento ao Consumidor) para suas contas no Facebook ou Twitter, porém isso não atende à expectativa do cliente, não gera engajamento.
3. Não copie e cole respostas para seus seguidores! As pessoas querem se sentir únicas e para isso respostas personalizadas são o caminho. Respostas simples, mas atenciosas fazem com que sua equipe consiga interagir com um maior volume de seguidores.
4. Utilize emotions! Nosso cérebro consegue processar imagens de forma muito rápida, automática e conectada ao universo das emoções. Logo, essa é uma estratégia bastante efetiva e que gera conexão com os seguidores.
Quanto mais sua marca acertar na interação com o público, mais tende a fidelizar seu público.
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