Uma questão que me intriga no marketing digital é o momento em que procuramos influenciadores de determinada área. Qual o procedimento correto para encontrá-los? Alguns procedimentos comuns:
- Perguntar para conhecidos da área
- Buscar no Google
- Software para encontrá-los
Como sou adepta de ferramentas para agilizar minha vida, hoje vamos falar de alguns softwares que podem te ajudar a encontrar influenciadores de maneira mais fácil:
O que eu faço com isso?
Mesmo com tais ferramentas, pelo que pesquisei com outras agências, por ora a melhor estratégia ainda é a boa e velha indicação. Porque o Google frequentemente peca em uma busca apurada por um assunto específico.
Das ferramentas apresentadas, a mais conhecida no Brasil é o Klout, que é excelente para conteúdos em inglês. Contudo, em português, não é tão simples encontrar influenciadores.
Vamos lá: afinal, o que é um influenciador? Há influenciadores digitais que são excelentes no Twitter, mas que possuem poucos seguidores ou curtidas no Facebook. Isso não é regra, porém, é relativamente comum. Vide as blogueiras fitness, que são bem fortes no Instagram e mais fracas em outras redes.
Dica: quando for pensar em um influenciador alvo para uma campanha, tente cruzar suas métricas nas mídias sociais, blog, site. A inteligência na escolha do influenciador na sua área depende tanto de suas métricas nas mídias sociais, como o posicionamento que você quer passar e se o influenciador possui alinhamento com sua estratégia.