Marketing Digital: dicas para planejar sua campanha

Como fazer marketing viral

Diante da infinidade de possibilidades apresentadas para o marketing digital de sua marca ou empresa, antes de definir que tipo de estratégia adotar é recomendado ter em mente a primeira base para uma boa campanha:

Qual o objetivo do marketing para sua empresa?

 Parece simples, mas não é. Basicamente existem dois objetivos principais:

–       Branding: fazer sua marca aparecer e ser conhecida.

–       Resposta direta: é o objetivo da conversão, ou seja, vender seu produto, cadastro em uma Newsletter ou promoção, geração de leads, aumento do tráfego do seu site, etc.

Ok, temos aí um objetivo do marketing. Mas, e aí?

Após a definição do objetivo da campanha, deve-se escolher as plataformas e formatos em que será feito o investimento. Eis os principais:

–       Email marketing: disparo de email para uma base de usuários cadastrados;

–       Redes sociais: Facebook, Linkedin, Twitter, Instagram, Pinterest, Slideshare;

–       SMS: mensagens de texto são o contato mais direto com o usuário, que recebe a campanha diretamente em seu celular;

–       Rede de Pesquisa: anunciar no Google Adwords ou outros buscadores;

–       Rede de Display: criar uma peça publicitária que aparece em formato de banners estáticos ou dinâmicos. Na Rede de Display do Google também é possível escolher o formato de vídeos para YouTube, o formato True View.

Não há uma regra definida para escolher qual formato indicado. Cada caso é um caso. Exemplo?

 Business-to-business (B2B): esse segmento ainda têm como principal ferramenta de contato o email. Logo, é importantíssimo ter uma base de usuários e clientes cadastrados em um mailing.

Business-to-consumer (B2C): se o seu objetivo é chegar no cliente final, é difícil não querer fazer parte da maior rede social, o Facebook. Você pode também contar as outras redes, como o Pinterest, popular entre o público feminino.

 Instituições e prestadores de serviço: as instituições e prestadores de serviço têm no relacionamento a principal plataforma para atingir seu público. Canais mais diretos, como a mensagem de texto em formato de SMS, são indicados para vários segmentos. Exemplo:

Saúde – marcar consultas, confirmação de exames, etc;

Recursos humanos – encontrar candidatos, agendar entrevistas;

Educação – avisos urgentes a alunos e funcionários, alteração no quadro de aulas.

Viu como cada ferramenta possui uma função específica? Esperamos ter ajudado.

Ficou com alguma dúvida? Mande pra gente em nosso facebook.com/aokimedia ou por email.

@tatiaoki

 

 

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