Falar em Marketing Digital nos dias de hoje e não pensar em mídias sociais é praticamente impossível. Cada vez mais empresas criam perfis em sites como Facebook, Twitter, Instagram e Linkedin em busca de um aumento no número de visitantes em seu site, geração de leads e, claro, de vendas.
Podemos falar de diversas práticas adotadas em sites de redes sociais, como a criação de conteúdo, monitoramento, impulsionamento de posts, entre outras, mas independente das táticas adotadas, é importante ter em mente as métricas oferecidas por cada canal e que merecem ser monitoradas pelo seu negócio.
Mas afinal, o que são métricas?
Métricas são sistemas de mensuração que quantificam uma tendência, comportamento ou variável de negócio, permitindo que os profissionais de marketing possam medir e avaliar o desempenho de qualquer ação.
Ao falarmos em sites de redes sociais, muitos logo pensam em curtidas, comentários e compartilhamentos, mas existem muitos outros dados interessantes e que representam muito melhor o desempenho de uma campanha ou ação.
CUIDADO: não confunda métricas com KPIs, embora muitas vezes os dois termos estejam relacionados. Métricas refletem o comportamento dos visitantes em um site, enquanto que os KPIs refletem o desempenho do negócio em si, sendo criados a partir das métricas para explicar matematicamente se um determinado objetivo foi atingido.
Dependendo do site de rede social (Facebook, Twitter, Youtube, etc.) que sua empresa estiver, as métricas mais interessantes para verificar o desempenho de suas ações podem mudar. No post de hoje, vamos ver quais as mais importantes para serem monitoradas no Facebook:
Com mais de 2 bilhões de usuários ativos no mundo, de acordo com relatório publicado pela Hootsuite e We Are Social, o Facebook é a maior rede social da atualidade, sendo a principal escolhida pelas empresas para concentrarem seus esforços de marketing digital.
Uma das ferramentas oferecidas pelo próprio Facebook é a chamada Page Insights, que permite obter dados da(s) página(s) de sua(s) marca(s) e/ou empresa(s).
Dentre as diversas informações apresentadas na página, as mais interessantes e merecedoras de um acompanhamento constante são:
- Curtidas: apresenta o número de novas curtidas de sua página, divididas entre orgânicas e pagas e podendo serem divididas por períodos de tempo, indicando também o número de descurtidas em sua página.
- Alcance: representa o número de pessoas que visualizaram qualquer publicação da sua Página, detalhado por total, orgânico e promoções.
- Publicações: apresenta os resultados de seus posts na última semana, mostrando o comportamento dos usuários de acordo com o dia e horário, além de dar resultados sobre os tipos de mídia utilizados (fotos, vídeos, links).
- Pessoas: oferece dados demográficos dos usuários que curtiram a sua página com base nas informações de idade e gênero disponíveis em seus perfis. Estes dados podem ajudar no trabalho de definição de sua persona e entender melhor seus interesses.
Além dos dados apresentados pelo Page Insights, é possível obter dados dos usuários através do Audience Insights, uma ferramenta gratuita que permite obter dados demográficos, de interesse, entre outros de todos os usuários presentes no site, ou apenas daqueles conectados à sua página. Nela é possível identificar os comportamentos dos usuários com base nas páginas que curtem, país/cidade/estado em que vivem, idiomas que falam, entre outros, sendo um forte aliado na hora de planejar suas campanhas.
O Page Insights é disponível para todos aqueles que cuidam de uma página dentro do Facebook, mas o site também oferece o Ads Manager, uma ferramenta utilizada por aqueles que realizam anúncios dentro da rede.
Ao criar uma campanha dentro do Facebook, os profissionais podem definir detalhes como: objetivos da campanha, orçamento (diário ou vitalício), dados de segmentação (idade, região, interesses), entre outros. O processo de criação é bastante intuitivo, permitindo ao profissional ter total controle sobre as informações necessárias para veicular seus anúncios.
O Ads Manager permite acompanhar o andamento das campanhas e, assim como o Page Insights, possui uma gama enorme de métricas que são disponibilizadas para acompanhar o sucesso das ações, dentre elas:
- Relevance Score: uma classificação de 1 a 10 que indica como está a recepção de seu anúncio pelo público-alvo definido. A pontuação é mostrada apenas após o anúncio receber mais de 500 impressões. Dependendo do número mostrado, vale a pena revisitar alguns detalhes de seu anúncio para otimizar sua performance.
IMPORTANTE: De acordo com o próprio Facebook, o Relevance Score pode ser melhorado de acordo com alguns pontos:
(1) a segmentação do público deve ser específica para atingir as pessoas certas que irão se interessar pelo seu anúncio;
(2) as imagens e texto de seu anúncio devem estar alinhadas com o seu público e com aquilo que você está promovendo;
(3) caso o anúncio esteja sendo veiculado há um certo tempo e seu Relevance Score esteja diminuindo, vale a pena considerar alterá-lo um pouco, mudando seu conteúdo;
(4) teste diferentes tipos de anúncio para uma mesma audiência, ou o mesmo anúncio para audiências diferentes, buscando identificar padrões e obter insights para suas próximas campanhas;
(5) evite usar conteúdos enganosos ou ofensivos que, embora possam chamar a atenção dos usuários, trarão uma experiência ruim para eles, o que pode prejudicar a sua marca.
- CTR (Click Through Rate): indica a porcentagem de vezes que os usuários, após visualizarem seu anúncio, clicaram nele e foram direcionados para a página de destino vinculada a ele.
- CPC, CPM e CPA: Custo por Clique, Custo por Mil (Impressões), Custo por Ação, respectivamente. Cada uma dessas métricas indica os gastos de seu anúncio dependendo do tipo de objetivo definido no início da criação de sua campanha. Por exemplo: se o objetivo de seu anúncio é gerar awareness sobre um produto, evento, ou algo do tipo, o número de impressões pode ser uma métrica importante para ser monitorada, logo, estudar o CPM pode indicar se o orçamento está sendo otimizado durante a veiculação de sua campanha.
- Frequência: representa a média de vezes que seu anúncio foi visualizado por um mesmo usuário. É importante monitorar a frequência em conjunto com os demais resultados e com o Relevance Score, para garantir que as mesmas pessoas não sejam impactadas muitas vezes por seus anúncios, fazendo com que fiquem cansadas e diminuam o desempenho de sua campanha.
Dependendo do tipo de mídia utilizada em seus anúncios, os objetivos de sua campanha, e a segmentação de seu público, as métricas que valem a pena serem monitoradas podem mudar, mas isso tudo depende do objetivo de seu negócio. Vale a pena destacar que é importante ter um objetivo claro antes de iniciar uma campanha, para ter em mente quais indicadores e métricas disponibilizados pelo Facebook podem ser acompanhados.