Qual será a próxima mídia social que irá para o limbo? Imagem: Brixton Creative
Parece que foi ontem. Mas, o tempo passou, e a verdade é que o Orkut já existe há dez anos e se apresentou como o início das redes sociais em nosso país.
Embora muito usado, as empresas não conseguiram enxergar muito valor nessa rede social, vista como uma “terra sem lei”.
Um cenário muito diferente se iniciou com o Twitter em 2010 e, a partir de 2011, com o Facebook.
O Twitter permitiu que marcas e empresas se aproximassem dos usuários como nunca. Pela primeira vez, era possível uma marca reconhecida twittar para um usuário comum. Exemplo?
Ou, mais ousadas ainda, marcas conversando com outras marcas:
Facebook e brasileiros
Já o Facebook, que explodiu no Brasil a partir de 2012, tornou-se a grande vedete das empresas. Sim, dava (e dá) retorno – por meio de anúncios ou postagens – sem contar a interatividade que só uma rede social do porte do Facebook permitiu até hoje.
Será que o Orkut sairá em breve do ar por não ter uma lucratividade paupável – tanto para empresas como para o próprio Google, detentor do Orkut?
Afora essa questão, considero que o principal motivo se deu em 2010, quando o Orkut mudou totalmente sua interface de maneira brusca. Isso desagradou os usuários que, vendo a possibilidade de usar outras redes sociais com interface mais amigáveis, simplesmente migraram para lá. Outro fator foram as relações humanas: o usuário vai onde estão as pessoas. Amigos, familiares e colegas. E não necessariamente onde estão as principais marcas.
Ou seja, ainda que o Facebook continue imbatível no Brasil, esse cenário poderá se modificar em breve: o Google+ está aí…
Ah, e curta nossa página no Facebook e no Google+. Qual você vai escolher? 😛