Para quem trabalha com publicidade, marketing e mídia, ouvir falar em “público-alvo” é algo completamente comum, já que é necessário entender quem é o comprador de seus produtos ou serviços para desenvolver novos conteúdos e orientar o desenvolvimento de novos produtos e ações. No entanto, existe uma outra estratégia que pode auxiliar no posicionamento e direcionamento de uma empresa: a criação de personas.
Mas o que são personas?
Basicamente, personas são representações fictícias de seu cliente ideal. Uma persona é baseada em dados reais sobre comportamentos e características demográficas de seus cliente, bem como a criação de suas histórias, motivações, desejos, desafios e preocupações.
Uma persona bem definida pode auxiliar os profissionais de marketing e publicidade a identificarem rapidamente as características comuns entre os potenciais compradores (leads). Uma boa maneira de começar a definir os detalhes de sua(s) persona(s) é analisar a sua base de clientes, caso a tenha. Mesmo podendo ter diferentes perfis de pessoas ou empresas, podem partilhar de alguns detalhes que você julgue interessantes ou essenciais para a sua marca.
Qual a diferença entre persona e público-alvo?
Embora ambos os conceitos sejam muito utilizados no dia a dia dos profissionais de marketing, é importante destacar que eles representam coisas diferentes. De maneira geral, público-alvo é uma parcela abrangente da sociedade para quem você destina seus produtos ou serviços, enquanto que personas são representações do seu cliente ideal, de forma mais personalizada.
Parece complicado? Vamos a um exemplo para tornar as coisas mais fáceis:
- Público-alvo: Homens e mulheres, de 18 a 25 anos, solteiros, formados em publicidade, com renda média mensal de R$ 2.000, que gostam de música, cinema e gastronomia.
- Persona: Maria Clara tem 19 anos, é formada em publicidade e trabalha em uma agência de marketing digital, mora sozinha em Pinheiros. Solteira, ela passa seus dias assistindo a filmes no cinema e se aventurando na cozinha, como uma forma de se distrair enquanto trabalha e se desenvolve profissionalmente. Além disso, Maria toca em uma banda, e tem o sonho de seguir a carreira de música.
Ficou mais claro? Embora possa soar parecido, uma ação de marketing pode fazer muita diferença se pensada em Maria Clara e não a um público-alvo generalizado. Além disso, é possível ter mais de uma persona definida para um negócio, caso haja a necessidade, mas é importante tomar cuidado para não criar mais do que o necessário e perder o foco de suas ações.
Ok, mas por quê eu deveria criar uma persona?
A criação de personas é considerada um passo fundamental para se ter uma estratégia de Marketing Digital eficiente e focada em resultados. A partir delas é possível enviar a mensagem certa para as pessoas certas e, assim, ter maiores chances de sucesso e retorno de investimento.
Alguns outros motivos que podem demonstrar a importância da criação de personas para seu negócio são:
- Determinar o tipo de conteúdo que você precisa para atingir seus objetivos;
- Definir o tipo de linguagem de seu conteúdo;
- Ajudar a definir suas estratégias de marketing de acordo com o público que deve ser focado;
- Definir os tópicos sobre os quais você irá escrever.
E como posso fazer isso?
Primeiramente, para a criação de uma persona, é necessário traçar um perfil básico de seu cliente ideal. Para isso, existem algumas perguntas que podem ajudar:
- Quem é o meu potencial cliente? (características físicas e psicológicas)
- Que tipo de assunto do meu setor o interessa?
- Quais são as atividades mais comuns que ele realiza (tanto pessoal quanto profissionalmente)?
- Qual seu nível de instrução? Quais os desafios que ele enfrenta profissionalmente?
- Que tipo de informações ele consome e em quais veículos?
- Quais são seus objetivos, suas dificuldades e desafios?
- (Em caso de produtos B2B) Qual é o tipo de empresa que compra a sua solução? E qual o cargo do comprador?
- Quem influencia suas decisões?
A partir da resposta dessas perguntas, é possível detalhar o perfil do cliente, podendo unificar todas as informações e elaborar sua(s) persona(s), com características como:
- Nome (fictício)
- Sexo
- Idade
- Cargo/Ocupação
- Ramo de atividade
- Nível de escolaridade
- Meios de comunicação utilizados
- Objetivos da persona
- Desafios da persona
- Como você pode ajudá-la
- Entre outros…
Por mais que possa parecer estranho no início, criar um nome fictício para a sua persona pode ajudar em discussões internas de sua empresa ou agência, fazendo com que os profissionais possam pensar se a persona se interessaria pelas ações e produtos que você está oferecendo. Outra ação que pode ajudar nesse processo é criar algum modelo ou desenho que represente sua persona.
Parece difícil? Aqui na Aoki Media auxiliamos você e sua empresa em todo o processo de criação de personas e definição de estratégias. Entre em contato e saiba mais! 😉