Você já deve ter ouvido falar que o e-mail marketing iria desaparecer, não é? É verdade que usamos cada vez menos esse meio para nos comunicar com amigos e familiares, como foi muito comum por um período.
Agora, usamos outros canais para nos comunicar no âmbitopessoal, tais como Whatsapp, Facebook, Viber. O e-mail reservamos para outras questões, principalmente as de cunho profissional ou de temas que tenhamos interesse de acompanhar.
Especialmente no processo de vendas B2B (empresas que oferecem produtos/serviços para outras empresas), o e-mail tem um papel fundamental, pois a decisão da compra não é necessariamente tomada por impulso. Normalmente é um processo mais longo e que envolve maior análise. Portanto, torna-se necessário construir um relacionamento com esse possível cliente e educá-lo sobre as tendências de mercado e relevância do seu produto.
É importante entender que sempre que o tema é relevante para a pessoa, a taxa de abertura aumenta consideravelmente. Por isso, em primeiro lugar, é relevante acertar na segmentação, isto é, enviar o conteúdo certo para cada grupo de pessoas. Vale também a aplicação de um conjunto de técnicas para aprimorar essa taxa de abertura como, por exemplo, criação de boas chamadas para esses e-mails, conteúdo bem redigido, etc.
Portanto, uma boa base de endereços de e-mails é um bem muito valioso. Além da empresa se preocupar com a criação desse ativo, é fundamental se dedicar à nutrição dessa base.
Como você tem trabalhado a base de e-mails da sua empresa?