Recebemos essa dúvida na caixa de mensagens em nossa página do Facebook.
Resposta: A partir de setembro de 2013, o Facebook começou a mudar drasticamente seu algoritmo. Com isso, grande parte das postagens de páginas só aparecem no Feed de notícias se os administradores da página pagarem para impulsionar seus posts.
Atualmente é mais difícil receber atualizações de páginas em seu feed de notícias que não forem patrocinadas. Reparem nas postagens de seu Feed de notícias e notem se são patrocinados – ou seja, pagos.
A seguir, seguem exemplos de marcas que, mesmo com uma base grande de usuários, possuem interações cada vez menores:
Melhores Destinos: 2,229,422 Likes
Post 1: Ago/2013
Post 2: Ago/2014
Saldo final:
Ago/2013 – 322 Likes/102 comentários/88 Shares
Ago/2014 – 186 Likes/69 comentários/19 Shares
Petiscos: 174,837 likes
Post 1: Ago/2013
Post 2: Ago/2014
Detalhe que a foto usada em 2014 é bem mais chamativa do que a de 2013.
Saldo final:
Ago/2013 – 77 Likes/ 7 comentários/1 Share
Ago/2014 – 7 Likes/0 comentários/0 Share
Vale lembrar que, em um ano, essas marcas cresceram consideravelmente em número de Likes. Ou seja, o aumento na base foi desproporcional ao alcance na página do usuário.
O que fazer?
Nossa sugestão é pulverizar as ações, ou seja, não se restringir somente a uma mídia social. É importante pensar em uma estratégia que agregue outras mídias, como Email Marketing, disparo de SMS, Google Adwords, entre outros. O trabalho de um gerente de comunidade – aquele que faz o trabalho de formiguinha mesmo, divulgando em lugares específicos – também é eficaz em tempos de mídia pulverizada.
A dica também é usar softwares que gerenciem essa gama de opções. Conheça um desses softwares aqui.
Está com dúvida em mídias sociais? Mande sua questão por mensagem de Facebook ou email: contato@aokimedia.com.br
@tatiaoki