Rua Marilia, 40 | São Paulo - BRA
+ 55 11 98300-6511

Agência vs. Equipe Interna: o que é melhor para a sua empresa?

shutterstock_403909099

Uma dúvida muito frequente entre gestores é a decisão de investir em uma equipe interna ou em uma empresa especializada no serviço.

Alguns critérios devem ser levados em consideração para escolher a melhor opção para a empresa, separamos alguns pontos importantes, com prós e contras, para ajudar na escolha.

Custo x Investimento

O valor a ser investido é um aspecto que pesa muito na decisão, e dependendo da estrutura da empresa ambos os formatos podem se adequar ao que se busca. Ao contratar uma agência a empresa terá o comprometimento de arcar mensalmente com um valor fixo para o escopo de projeto apresentado e formatado especialmente para o negócio. Já na contratação de uma equipe interna é preciso levar em consideração se apenas um funcionário dará conta da demanda, e com isso analisar custos de folha de pagamento, 13º, férias, e até mesmo pensar no custo com ambiente físico caso a empresa não possua escritório.

Conhecimento e expertise

Existem profissionais capacitados e com conhecimento em diversas áreas do marketing, mas eles são raros de encontrar, e provavelmente terão um conhecimento mais aprofundado em uma área específica, considerada sua especialidade, o que pode fazer com que seja necessária a aquisição de mais mão de obra, para agregar e dividir tarefas especializadas. Já na contratação de uma agência a empresa não precisa se preocupar com isso, afinal, um grupo de profissionais dos mais diversos setores (como vídeo, design, redação, estratégia, mídia paga, etc) estarão envolvidos no projeto, o que pode potencializar os resultados.

Disponibilidade e escalabilidade

A capacidade de se adequar ao tamanho e demanda de um projeto tende a ser mais rápida em uma agência, que poderá remanejar a equipe para suprir as necessidades da empresa. Com uma equipe interna, o processo demora mais pois é necessário passar por processo seletivo, contratação e treinamento para aumentar o time.

Atualização e tendências

Geralmente as agências possuem uma cultura de investir e incentivar a busca por conhecimento, pois uma equipe certificada e preparada é capaz de atrair novos projetos, mas a ida a seminários, congressos e cursos não impacta nas entregas para sua empresa, pois há um planejamento de fluxo de trabalho. No caso de equipe interna a ausência de um funcionário por um dia pode refletir em uma queda no rendimento e nas entregas.

E o que escolher?

Claro que a decisão é um processo pessoal, após analisar as necessidades, orçamento para o investimento e objetivos. Cada caso é um caso, e não existe uma receita pronta, mas a contratação de uma agência especializada tende a ser mais vantajosa a longo prazo. Se ainda tem dúvida fale com a gente que te ajudaremos a identificar qual a melhor opção para a necessidade da sua empresa!

Ainda em dúvida? Confira o infográfico que preparamos aqui.

Leave a comment