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Mídia paga x mídia orgânica: como escolher a melhor estratégia de marketing digital?

Qual é a melhor escolha: mídia paga ou a mídia orgânica? Essa é uma questão sempre abordada, mas a realidade é que não existe uma escolha certa, tudo depende de seu plano de divulgação e o prazo para retorno.

Diariamente lemos e ouvimos sobre a presença digital e sua importância para empresas consolidarem sua marca ou aumentarem suas vendas. Independente do porte da empresa, todos buscam visibilidade para seus negócios, isso em qualquer área de atuação.

Deixaremos mais claro qual é o papel de cada um para divulgação de seu negócio.

O que é mídia orgânica?

São mídias que você não paga diretamente para obter resultado, você se torna autoridade em sua área atraindo e fidelizando consumidores e os capacitando ou os conduzindo até o momento da compra/aquisição de serviço, esse conceito é também conhecido como Inbound Marketing ou Marketing de conteúdo.

Quando se escolhe trabalhar mídia orgânica é importante levar em consideração de que se trata de uma estratégia que leva um certo tempo para construir um resultado, afinal não é da noite para o dia que uma empresa se torna autoridade em um assunto, independente da área.

Quais os tipos de mídia orgânica?

Posts de Blog

Quando pensamos neste tipo de mídia, precisamos ter em mente que estes posts de blog precisam ser eficientes, ou seja, é necessário que resolvam as possíveis dores daquele leitor. Desta forma, sua marca se torna referência no assunto abordado, sendo uma forte recordação na mente dos leitores quando eles tiverem algum problema ou dúvida.

Matérias em Canais Digitais

Matérias que façam referência a sua marca em canais relevantes ao negócio, como por exemplo cobertura de eventos da área, ou até mesmo, uma campanha de co-marketing.

Vale lembrar aqui que é muito importante haver uma relação direta dos assuntos tratados no site em que a matéria será veiculada, pois isso é uma boa prática.

E a Mídia Paga, o que é?

São mídias onde você investe um valor, tendo como objetivo, um alcance maior e mais rápido de público, de maneira mais objetiva e com segmentação totalmente relacionada a área de seu negócio, podendo escolher itens muito importantes da estratégia de sua campanha.

Desta forma, se tem um investimento maior, mas com a possíbilidade mensurar os resultados de maneira mais tangível.

Quais tipos de mídia paga existem?

Motores de Busca ou Search Engine

Mesmo tendo esse nome pouco amigável, são velhos conhecidos por todos os usuários de internet e amplamente utilizados por todos, como por exemplo Google, Youtube, Bing, Yahoo entre outros.

Eles trabalham indexando as páginas e as qualificando de maneira que os usuários da internet possam, no momento que desejam, buscar sobre determinado tema ou problema que queiram resolver, podendo encontrar páginas que contenham a solução ou aquele determinado assunto.

Essa categoria de motores de busca ainda se expande para sites de parceiros destes canais citados acima, podendo o anunciante escolher veicular banners, vídeos ou até anúncios de texto, mantendo a relação com o tema de seus negócios.

Redes Sociais

A mídia paga em Redes Sociais tem como finalidade alcançar um público mais qualificado, ou seja, pelo fato de usuários preencherem seus perfis de redes sociais com uma ampla gama de informações como: filmes que gostam, no Facebook; seu cargo e formação no Linkedin. Desta forma o anunciante consegue segmentar quem e como alcançar.

Atualmente usuários passam horas em redes sociais diariamente, portanto o combinado de redes sociais e mídia paga, pode levar um conhecimento muito maior de sua marca ou produto.

Sabendo disso, por onde começo?

Agora que está mais claro o que cada mídia significa e como ela pode beneficiar a estratégia de sua empresa, o ideal é definir um plano de ação focando as duas mídias e estruturar o papel de cada um que será responsável por executar e documentar os resultados de cada uma.

Lembre-se o sucesso de amanhã depende das ações que serão executadas agora!

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