Hashtags no Instagram: você sabe como usar essa ferramenta?

Um dos principais elementos para ampliar o engajamento de postagens no Instagram são as hashtags. Identificadas pelo uso do símbolo # antes de cada palavra, elas ajudam na busca pelos conteúdos na rede social. Além disso, desde o final do ano passado, também é possível que os usuários sigam hashtags específicas.

No entanto, essa ferramenta deve ser usada com moderação. Caso contrário, pode poluir o seu post e afastar os seguidores.

Qual seria, então, o número ideal de hashtags?

Hoje, o limite máximo é de 30 hashtags por post. Porém, o ideal fica bastante abaixo deste número. Segundo um estudo feito pelo Track Maven, as taxas de engajamento são maiores quando são usadas cerca de cinco hashtags.

 

Além disso, também é importante usar hashtags que sejam relevantes. De acordo com o Social Fresh, a regra a ser seguida é:

  • uma hashtag deve ser o nome de sua marca (por exemplo: #nike);
  • 1-2 hashtags devem devem ser expressões muito usadas por sua marca (por exemplo: #justdoit);
  • e de 2-5 hashtags devem ser palavras-chaves fortes na comunidade do Instagram (por exemplo: #fitness #running).

Adaptando essas regras para uma marca brasileira – a loja de roupas femininas Marisa – as palavras-chave ideais seriam: #marisa #demulherpramulher #estilomarisa #fashion #modafeminina #lookdodia

No entanto, é necessário ficar atento para não repetir sempre as mesmas palavras-chaves ou exagerar no seu número, porque o Instagram pode entender que o perfil tem um comportamento de spammer.

Outra dúvida comum quanto ao uso das hashtags é sua posição na postagem.

Afinal, qual é o melhor lugar para usar as hashtags: na legenda ou nos comentários?

Um estudo feito pelo Agora Pulse a partir de três perfis no Instagram analisou mais de 100 postagens e concluiu que são conquistados melhores resultados quando elas estão presentes na legenda.

Dessa forma, o estudo mostra que o número de likes é 9.84% superior quando as hashtags são usadas nas legendas e o alcance sobe 29.41%, embora o número de comentários e as visitas ao perfil cresçam quando elas aparecem nos comentários (19.37% e 5.88%, respectivamente).

É claro que a estratégia de marketing de sua empresa deve sempre ser levada em conta, mas essas são boas práticas a se adotar para o conteúdo de Instagram.

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