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Nation branding: qual a marca do seu país nas mídias sociais?

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Pense rápido em um país…Que tal Espanha? O que lhe vem à mente?

Sua culinária, turismo, música, empresas?

Essa imagem associada a um país é denominada Nation Branding, na qual instituições, órgãos de comunicação institucional e os responsáveis pela diplomacia de um país unem-se a agências de comunicação e branding para definir qual a imagem que meu país quer passar ao mundo.

Tal estratégia faz parte de ações globais e estruturadas do chamado soft power, ou seja, uma maneira não tradicional de um país exercer influência sobre outros países ou até mesmo sobre seus valores. Um dos principais exemplos de uma ação bem sucedida de soft power se dá por meio da cultura. Quer um jeito mais eficaz de saber sobre o país do que os EUA fazem com sua indústria de Hollywood?

Uma de nossas principais frentes como empresa de marketing digital é justamente a de criar ações e estratégias de comunicação que visem mostrar, ao mundo, a imagem que definimos juntamente com nossos clientes. No caso de um país, estado ou instituição, ter um planejamento de nation branding pode ser crucial para seu crescimento. Alguns países geograficamente pequenos, como Japão ou Espanha, usam essa estratégia diplomática justamente para ampliar seu mercado externo.

Pense nos estereótipos por meio dos quais determinados países chegam até nós. Reflita também se você já ouviu alguém utilizando as afirmações a seguir:

  • a comida francesa é a “melhor do mundo”
  • filmes norte-americanos são os mais interessantes
  • o rock inglês é imbatível
  • a qualidade dos produtos japoneses é insuperável

As características acima mencionadas são uma mistura de verdade e uma construção de nation branding. Atualmente, uma maneira poderosa  de se construir essa identidade é pelo uso das mídias sociais. Isso porque, atualmente, YouTubers, blogueiros e demais influenciadores são canais extremamente potentes para venderem determinada imagem.

Construções de marcas de alguns países: Canadá, Austrália, Espanha, França e Japão estão entre as que mais investem em nation branding.
Construções de marcas de alguns países: Canadá, Austrália, Espanha, França e Japão estão entre as que mais investem em nation branding.

O mundo mudou e as pessoas alteraram a maneira como consomem informação. Logo, embaixadas, consulados e governos também devem se adaptar a esses novos hábitos ao divulgar informações sobre seus países. Abaixo, alguns exemplos de nações que utilizam estratégias de nation branding nas mídias sociais:

  1. Suíça: Swissando

A Suíça criou uma estratégia de comunicação exclusiva para divulgar o país no exterior. O termo, swissando, engaja o usuário, sobretudo os mais jovens. Apresenta uma identidade visual baseada nas cores da bandeira Suíça, bem como uma curadoria de imagens pensada na integração entre as nações.

2. Brasil: Visit Brazil

O Brasil possui uma estratégia forte de nation branding utilizando Facebook e Instagram. Responde aos comentários dos turistas e passa a imagem de um país ensolarado e alegre.

3. Japan: Japan Endless Discovery

Investe bastante em inbound marketing, ou seja, marketing de conteúdo: postagens em blogs, vídeos do YouTube e conteúdo aprofundado também no Facebook mostram uma crescente importância que o Japão dá à sua marca perante o mundo.

Saiba mais:

http://repository.tufs.ac.jp/bitstream/10108/20958/1/jlc029007.pdf

http://www.brandhorizons.com/papers/Dinnie_JapanNB.pdf

https://hermes-ir.lib.hit-u.ac.jp/rs/bitstream/10086/26980/1/HJcom0480100810.pdf  

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