Analisamos páginas de Facebook de diversas embaixadas no Brasil e chegamos ao ranking das melhores páginas. Confira e dê sua opinião!
Pontos positivos: Possuem uma ampla estratégia de soft power, por meio de diversas ações nas mídias sociais. Além disso, fazem uma curadoria de conteúdo interessante, usando a cultura da Inglaterra – que já é popular – para divulgar o país. A página do Facebook da Inglaterra apresenta linguagem leve e adequada ao meio digital, e a equipe usa hashtags aliadas a acontecimentos importantes, como #GetReadyForRio, lembrando as Olimpíadas 2016. Outro diferencial é a utilização de uma identidade visual padrão, que faz bastante diferença no resultado final da composição da página.
Sugestão de aprimoramento: criação de ações exclusivas para as mídias sociais, com padrão de identidade visual customizado para a página da Embaixada.
2. Austrália
Pontos positivos: dá destaque às mídias sociais no site da embaixada (foto abaixo), mostrando a importância que o governo às mídias digitais. O nome da página do Facebook, “Austrália no Brasil”, é fácil de memorizar. A página também tem identidade visual que mescla modernidade e elegância.
Sugestão de aprimoramento: é importante ficar atento ao português, para não perder a credibilidade da instituição.
3. Japão
Pontos positivos: identidade visual customizada e conteúdo criativo. A curadoria de temas é bem executada e gera interação e viralidade entre usuários: há posts com mais de 600 compartilhamentos, métrica de relevância para as mídias sociais (imagem acima).
Sugestões de aprimoramento: atualizar o logotipo da embaixada, com um visual mais contemporâneo. Além disso, os textos poderiam ser mais sucintos, pois o Facebook não é uma mídia social com foco somente no texto.
Pontos positivos: possui identidade visual própria, uma linguagem de engajamento, que vende o ideal de perseverança dos Estados Unidos. Apresenta mais de 800 mil Likes, o que mostra um reconhecimento de marca por parte dos brasileiros.
Sugestão de aprimoramento: atentar ao português, para não perder a credibilidade da página.
5. Alemanha
Pontos positivos: faz interação com usuários (imagem acima) e curadoria de conteúdo com apuração refinada. Dentre as ações, divulga bolsas de estudo, cria ações exclusivas para as mídias sociais, apresenta as maiores colônias alemãs no Brasil, entre outros. Os conteúdos geram bastante engajamento (imagem abaixo).
Pontos negativos: ainda que tenha o cuidado de colocar a fonte das imagens usadas, há uma falta de padronização de tamanho e qualidade das mesmas.
Sugestões de aprimoramento: importante colocar botões para as mídias sociais no site da embaixada. Quanto à página do Facebook, é positivo ter uma imagem de perfil com maior definição e customização. Além disso, ainda que tenha o cuidado de colocar a fonte das imagens usadas, há uma falta de padronização de tamanho e qualidade das mesmas.
6) França
Pontos positivos: a produção de conteúdo consegue mesclar a norma culta do português com as novas linguagens das mídias sociais e, de quebra, usa expressões conhecidas em francês (imagem acima). O recurso gera engajamento e maior intimidade tanto nas novas mídias como para o idioma francês.
Sugestões de aprimoramento: não foi encontrada a página de Facebook da Embaixada, apenas o Twitter. A arte da foto de capa também não entrega as vastas possibilidades visuais da conhecida cultura francesa. colocar no site também o link para a página do Facebook, visto que é a mídia social mais popular.
Seria interessante apresentar uma identidade visual que represente a comunidade francesa para o mundo, cuja imagem é de refinamento e bom gosto.
7) Dinamarca
Pontos positivos: apresenta novidades e diversos aspectos da Dinamarca voltados ao público brasileiro, como tratados de cooperação, culinária, sustentabilidade – com destaque para as bicicletas, um símbolo do país e que é uma tendência de transporte.
Sugestões de aprimoramento: o site dá destaque nas mídias sociais. Contudo, os botões com os links das redes sociais, presentes na lateral direita, não redirecionam para os canais oficiais da Dinamarca: são apenas botões de compartilhamento. Os ícones da lateral esquerda tampouco possuem links para as mídias sociais: estes se se encontram somente nos textos abaixo dos ícones (imagem acima). O ideal seria colocar os links do site para as mídias sociais na lateral superior direita do site, um padrão que ajuda o usuário a acessá-las.
8) Suíça
Pontos positivos: criou uma estratégia de comunicação exclusiva para divulgar o país no exterior. O termo, swissando, engaja o usuário, sobretudo os mais jovens. Apresenta uma identidade visual baseada nas cores da bandeira Suíça, bem como uma curadoria de imagens pensada na integração entre os dois países, representada na foto de capa (imagem acima).
Sugestão de aprimoramento: por vezes os textos ficam muito extensos – estes poderiam ser posts no blog, por exemplo, que geram tráfego para a instituição, e não para o Facebook. Além disso, o site possui uma identidade bem definida (imagem abaixo), e as mídias sociais poderiam seguir o mesmo padrão, com fotos, montagens e ações exclusivas para os canais sociais.
9) Canadá
Pontos positivos: consegue captar as principais tendências das mídias sociais, como termos e memes, que geram conteúdo viral (imagem acima). Além disso, conecta assuntos de relevância para os brasileiros dentro do contexto canadense.
Sugestão de aprimoramento: vale trabalhar algumas imagens utilizadas para criar um padrão de qualidade em conjunto com o texto. No site, o link que dá para a página de Facebook da Embaixada está quebrado. Embora bem escrito, o conteúdo da página às vezes insere texto em excesso (imagem acima).
10) Nova Zelândia
Pontos positivos: claramente é um país que investe nas mídias sociais como importante canal de comunicação. Nota-se pelo uso de um logotipo alinhado às novas mídias e pela linguagem mais informal, sem perder o uso correto do português.
Sugestão de aprimoramento: alterar o endereço da página do Facebook, tornando-o customizado. Exemplo: Facebook.com/NovaZelandianoBrasil. algumas imagens poderiam ser melhor exploradas. Um exemplo é o post perguntando qual a melhor bandeira para a Nova Zelândia (imagem acima): embora a imagem seja crucial para a interatividade plena, era difícil visualizar os detalhes de opções de bandeiras.
Conclusões
As embaixadas estão cada vez mais valorizando a comunicação institucional via mídias sociais e angariando embaixadores digitais para divulgar países. Isso é importante, sobretudo no Brasil, país com as maiores taxas de engajamento no mundo via mídias sociais. Tal sintoma mostra que setores tradicionais também devem investir em conteúdos digitais de qualidade, com uma equipe ou empresa dedicada a isso. Ainda assim, é possível notar que mais da metade das boas páginas de Embaixadas ainda carecem de uma identidade visual definida, visto que, para ter essa demanda executada, é necessário um profissional dedicado ao design ou uma agência qualificada.
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