10 melhores páginas de Facebook de Embaixadas no Brasil

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Analisamos páginas de Facebook de diversas embaixadas no Brasil e chegamos ao ranking das melhores páginas. Confira e dê sua opinião!

  1. Inglaterra
Foto de capa da Embaixada da Inglaterra
Foto de capa da Embaixada da Inglaterra

 

Identidade visual definida nos posts da Embaixada Britânica.
Identidade visual definida nos posts da Embaixada Britânica.

Pontos positivos: Possuem uma ampla estratégia de soft power, por meio de diversas ações nas mídias sociais. Além disso, fazem uma curadoria de conteúdo interessante, usando a cultura da Inglaterra – que já é popular – para divulgar o país. A página do Facebook da Inglaterra apresenta linguagem leve e adequada ao meio digital, e a equipe usa hashtags aliadas a acontecimentos importantes, como #GetReadyForRio, lembrando as Olimpíadas 2016. Outro diferencial é a utilização de uma identidade visual padrão, que faz bastante diferença no resultado final da composição da página.

Sugestão de aprimoramento: criação de ações exclusivas para as mídias sociais, com padrão de identidade visual customizado para a página da Embaixada.

2. Austrália

Foto de capa da Embaixada da Austrália
Foto de capa da Embaixada da Austrália

Pontos positivos: dá destaque às mídias sociais no site da embaixada (foto abaixo), mostrando a importância que o governo às mídias digitais. O nome da página do Facebook, “Austrália no Brasil”, é fácil de memorizar. A página também tem identidade visual que mescla modernidade e elegância.

 

Página_inicial_-_Embaixada_da_Austrália
Site da Embaixada da Austrália Brasil

 

Importante ficar atento ao português .
Importante ficar atento ao português .

Sugestão de aprimoramento: é importante ficar atento ao português, para não perder a credibilidade da instituição. 

 

3. Japão

Foto de capa da Embaixada do Japão.
Foto de capa da Embaixada do Japão.

 

Ações exclusivas para Facebook: Embaixada do Japão cria ações com bastante engajamento.
Ações exclusivas para Facebook: Embaixada do Japão cria ações com bastante engajamento.

Pontos positivos: identidade visual customizada e conteúdo criativo. A curadoria de temas é bem executada e gera interação e viralidade entre usuários: há posts com mais de 600 compartilhamentos, métrica de relevância para as mídias sociais (imagem acima). 

Sugestões de aprimoramento: atualizar o logotipo da embaixada, com um visual mais contemporâneo. Além disso, os textos poderiam ser mais sucintos, pois o Facebook não é uma mídia social com foco somente no texto.

4. Estados Unidos

Foto de capa da Embaixada dos Estados Unidos.
Foto de capa da Embaixada dos Estados Unidos.

Pontos positivos: possui identidade visual própria, uma linguagem de engajamento, que vende o ideal de perseverança dos Estados Unidos. Apresenta mais de 800 mil Likes, o que mostra um reconhecimento de marca por parte dos brasileiros.

Importante ficar atento ao português.
Importante ficar atento ao português.

Sugestão de aprimoramento: atentar ao português, para não perder a credibilidade da página. 

5. Alemanha

Foto de capa da Embaixada da Alemanha.
Foto de capa da Embaixada da Alemanha.

 

Interatividade: ponto positivo da página da Alemanha no Facebook.
Interatividade: ponto positivo da página da Alemanha no Facebook.

Pontos positivos: faz interação com usuários (imagem acima) e curadoria de conteúdo com apuração refinada. Dentre as ações, divulga bolsas de estudo, cria ações exclusivas para as mídias sociais, apresenta as maiores colônias alemãs no Brasil, entre outros. Os conteúdos geram bastante engajamento (imagem abaixo).

Conteúdo bem apurado atrai bastante engajamento dos usuários.
Conteúdo apurado atrai bastante engajamento dos usuários.

Pontos negativos: ainda que tenha o cuidado de colocar a fonte das imagens usadas, há uma falta de padronização de tamanho e qualidade das mesmas.

Sugestões de aprimoramento: importante colocar botões para as mídias sociais no site da embaixada. Quanto à página do Facebook, é positivo ter uma imagem de perfil com maior definição e customização. Além disso, ainda que tenha o cuidado de colocar a fonte das imagens usadas, há uma falta de padronização de tamanho e qualidade das mesmas.

6) França

Foto de capa da Embaixada da França.
Foto de capa da Embaixada da França.

 

Boa mistura: termos em francês que ajudam a engajar no aprendizado do idioma.
Boa mistura: termos em francês que ajudam a engajar no aprendizado do idioma.

Pontos positivos: a produção de conteúdo consegue mesclar a norma culta do português com as novas linguagens das mídias sociais e, de quebra, usa expressões conhecidas em francês (imagem acima). O recurso gera engajamento e maior intimidade tanto nas novas mídias como para o idioma francês.

Sugestões de aprimoramento: não foi encontrada a página de Facebook da Embaixada, apenas o Twitter. A arte da foto de capa também não entrega as vastas possibilidades visuais da conhecida cultura francesa. colocar no site também o link para a página do Facebook, visto que é a mídia social mais popular.

Seria interessante apresentar uma identidade visual que represente a comunidade francesa para o mundo, cuja imagem é de refinamento e bom gosto.

 

7) Dinamarca

Foto de capa da Embaixada da Dinamarca no Brasil.
Foto de capa da Embaixada da Dinamarca no Brasil.
Dinamarca_no_Brasil_post
Conteúdos do Facebook da Dinamarca geram engajamento e são contextualizados para interesse de ambos países.

Pontos positivos: apresenta novidades e diversos aspectos da Dinamarca voltados ao público brasileiro, como tratados de cooperação, culinária, sustentabilidade – com destaque para as bicicletas, um símbolo do país e que é uma tendência de transporte.

Ícones das mídias sociais da Embaixada da Dinamarca acabam confundindo o usuário.
Ícones das mídias sociais da Embaixada da Dinamarca acabam confundindo o usuário.

Sugestões de aprimoramento: o site dá destaque nas mídias sociais. Contudo, os botões com os links das redes sociais, presentes na lateral direita, não redirecionam para os canais oficiais da Dinamarca: são apenas botões de compartilhamento. Os ícones da lateral esquerda tampouco possuem links para as mídias sociais: estes se se encontram somente nos textos abaixo dos ícones (imagem acima). O ideal seria colocar os links do site para as mídias sociais na lateral superior direita do site, um padrão que ajuda o usuário a acessá-las.

8) Suíça

Foto de capa da Embaixada da Suíça no Brasil.
Foto de capa da Embaixada da Suíça no Brasil: interação já na foto de capa, com elementos da natureza suíça se unindo à paisagem do Rio de Janeiro.

Pontos positivos: criou uma estratégia de comunicação exclusiva para divulgar o país no exterior. O termo, swissando, engaja o usuário, sobretudo os mais jovens. Apresenta uma identidade visual baseada nas cores da bandeira Suíça, bem como uma curadoria de imagens pensada na integração entre os dois países, representada na foto de capa (imagem acima).

Textos mais longos da página poderiam ir ao blog, para gerar tráfego para o site da Suíça.
Textos mais longos da página poderiam ir ao blog, para gerar tráfego para o site da Suíça.

Sugestão de aprimoramento: por vezes os textos ficam muito extensos – estes poderiam ser posts no blog, por exemplo, que geram tráfego para a instituição, e não para o Facebook. Além disso, o site possui uma identidade bem definida (imagem abaixo), e as mídias sociais poderiam seguir o mesmo padrão, com fotos, montagens e ações exclusivas para os canais sociais.

Home do site Swissando, que passa a identidade visual do país em ambiente digital.
Home do site Swissando, que passa a identidade visual do país em ambiente digital.

 

9) Canadá

Foto de capa da Embaixada do Canadá no Brasil.
Foto de capa da Embaixada do Canadá no Brasil.

 

Produção de conteúdo do Facebook da Embaixada do Canadá captou alguns memes que circulam na internet para viralizar postagens.
Produção de conteúdo do Facebook da Embaixada do Canadá captou alguns memes que circulam na internet para viralizar postagens.

Pontos positivos: consegue captar as principais tendências das mídias sociais, como termos e memes, que geram conteúdo viral (imagem acima). Além disso, conecta assuntos de relevância para os brasileiros dentro do contexto canadense.

Postagem no Facebook: textos longos podem dispersar a atenção do usuário.
Postagem no Facebook: textos longos podem dispersar a atenção do usuário. O mais apropriado seria colocar o conteúdo no blog ou outra plataforma voltada para leitura.

Sugestão de aprimoramento: vale trabalhar algumas imagens utilizadas para criar um padrão de qualidade em conjunto com o texto. No site, o link que dá para a página de Facebook da Embaixada está quebrado. Embora bem escrito, o conteúdo da página às vezes insere texto em excesso (imagem acima).

10) Nova Zelândia

Foto de capa da Embaixada da Nova Zelândia no Brasil.
Foto de capa da Embaixada da Nova Zelândia no Brasil.

Pontos positivos: claramente é um país que investe nas mídias sociais como importante canal de comunicação. Nota-se pelo uso de um logotipo alinhado às novas mídias e pela linguagem mais informal, sem perder o uso correto do português.

Post sobre escolha da bandeira da Nova Zelândia: a sugestão seria dar mais destaque à imagem.
Post sobre escolha da bandeira da Nova Zelândia: a sugestão seria dar mais destaque à imagem.

Sugestão de aprimoramento: alterar o endereço da página do Facebook, tornando-o customizado. Exemplo: Facebook.com/NovaZelandianoBrasil. algumas imagens poderiam ser melhor exploradas. Um exemplo é o post perguntando qual a melhor bandeira para a Nova Zelândia (imagem acima): embora a imagem seja crucial para a interatividade plena, era difícil visualizar os detalhes de opções de bandeiras.

Conclusões

As embaixadas estão cada vez mais valorizando a comunicação institucional via mídias sociais e angariando embaixadores digitais para divulgar países. Isso é importante, sobretudo no Brasil, país com as maiores taxas de engajamento no mundo via mídias sociais. Tal sintoma mostra que setores tradicionais também devem investir em conteúdos digitais de qualidade, com uma equipe ou empresa dedicada a isso. Ainda assim, é possível notar que mais da metade das boas páginas de Embaixadas ainda carecem de uma identidade visual definida, visto que, para ter essa demanda executada, é necessário um profissional dedicado ao design ou uma agência qualificada.

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