O aplicativo teve 100 milhões de usuários novos em apenas cinco meses
O Whatsapp parece que não vai parar de crescer tão cedo. O aplicativo de mensagens instantâneas, comprado pelo Facebook por 19 bilhões em 2014, atingiu em setembro a marca de 900 milhões de usuários por mês.
O anúncio foi feito pelo CEO do Whatsapp, Jan Koum, em um post do Facebook em setembro de 2015. O mais interessante é que o aplicativo de mensagens do Facebook está perdendo terreno para o Whatsapp.
O último anúncio de crescimento feito por Koum foi no final de abril de 2015, quando divulgou a impressionante marca de 800 milhões de usuários. Detalhe: em janeiro, o número de usuários era de 700 milhões. Embora ainda não esteja diretamente rivalizando com o Facebook – que afirma ter 1 bilhão de visitas diariamente – o crescimento do Whatsapp tem sido bem mais rápido.
O Messenger do Facebook possui números similares – 700 milhões em junho. Contudo, isso se deu porque já era uma parte integrante do próprio Facebook, o que facilitou a migração expressiva.
Em março, o Whatsapp ficou em segundo lugar dentre os aplicativos mais instalados no Android – excetuando os produtos do Google. O primeiro lugar é o Facebook, que foi instalado mais de um bilhão de vezes nos dispositivos do Android.
Novas funcionalidades do Whatsapp
O Whatsapp vem gradualmente aumentando as funcionalidades para manter os usuários. Em julho de 2015, deu a opção dos usuários de marcar mensagens como não lidas para os dispositivos Android, e no fim de agosto permitiu o início de envio de mensagens pelos computadores – o Whatsapp Web.
Ao mesmo tempo, tem sido difícil para o Facebook tornar essa grande aquisição em algo que realmente faça dinheiro. O Facebook tem flertado de várias maneiras para começar a lucrar com o sucesso do Whatsapp, mas nenhum deles ainda de fato está presente no aplicativo.
Outra novidade é que a nova versão do Whatsapp para Android vai permitir envio de arquivos de texto – em formatos pdf, doc, docx e txt.
Próximos passos: empresas mandando mensagens pagas via Whatsapp e upload de arquivos
O Whatsapp pode permitir que empresas paguem para mandar mensagens aos usuários. O anúncio dessa possibilidade foi feito em maio de 2015, mas já enfrentou resistência dos usuários e tal medida ainda não saiu do papel. Vamos aguardar os próximos passos, visto que o Facebook não irá deixar de pensar em uma maneira de lucrar com o aplicativo. Isso porque, em outubro de 2014, foi anunciado que o Whatsapp rendeu 16 milhões de dólares, mas perdeu 232 milhões de dólares no mesmo período.
Veja a seguir o infográfico explicando detalhes de uso do Whatsapp (em inglês):
Fontes:
Independent.co
Business Insider
Statista