Trabalhar com marketing digital requer conhecer alguns truques e funcionalidades para que possa se obter melhores resultados.
Muita coisa na vida funciona na base do teste, descobrir qual é melhor e etc. Não seria diferente na hora de criar conteúdos e anúncios para redes sociais, não é mesmo? E sabemos que pequenos detalhes podem fazer toda a diferença no resultado, até mesmo a cor de um botão. Por isso existe a prática de realizar testes a/b. Quer saber mais? Continue lendo nosso artigo.
O que é teste A/B
O conceito consiste em testar pequenas variações do mesmo material e então, com base nas métricas obtidas, entender o que agrada melhor o seu público e conseguir melhores resultados de conversões e vendas, por exemplo. Essa prática pode ser usada em landing pages, blog, anúncios veiculados em ferramentas de pesquisa, redes sociais e e-mail marketing. Esses testes servem para aprimorar as estratégias de Marketing Digital, sem se basear em achismos, e sim em métricas reais dos clientes da marca.
Imagine que você está produzindo um e-mail marketing para que seus clientes baixem um e-book, você toma todo o cuidado e cria um design impecável, é importante saber que o botão call-to-action pode ser alterado para diferentes cores, para que você descubra qual é mais atrativa para o clique do usuário.
O que alterar em um teste a/b
São muitas opções do que você pode modificar, mas vale lembrar que as alterações devem ser simples, e não se deve alterar mais de um item em cada teste, afinal você quer saber o que pode atrair o usuário, e com duas mudanças você não saberá o que realmente funcionou.
- Títulos
- Subtítulos
- Call-to-actions
- Imagens
- URL
- Campos de um formulário
- Identidade visual (cores, ícones, etc)
Esses são só alguns exemplos, existe uma infinidade de variáveis possíveis.
Como mensurar
Você pode medir os resultados através de ferramentas gratuitas, como o Google Analytics, no caso de sites e landing pages. Nele você poderá analisar a taxa de rejeição, números de sessões, usuários e outras informações relevantes para um teste a/b.
No caso de anúncios você pode usar a própria ferramenta onde configurou o ads. No caso de mídia paga no Facebook o Gerenciador de Anúncios consegue dar uma boa noção do que funcionou, fornecendo métricas como cliques, custo do anúncio e outros dados para você se basear.
Para e-mails a melhor opção é verificar métricas como: taxa de abertura e cliques. A taxa de abertura pode ser influenciada pelo título do e-mail.
Esperamos que esse texto tenha te ajudado a entender melhor o que é, e como funciona, o teste a/b no marketing digital. Tem alguma dúvida sobre o tema? Nos pergunte e ficaremos super contentes em te ajudar!